Atuação do Psicologo na área jurídica

Páginas: 24 (5869 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
 Atuação do Psicólogo na Área Jurídica.
O psicólogo atua utilizando técnicas mentais, sua principal ferramenta é as palavras, usando-as de forma com que o seu paciente reflita sobre suas ações e possa entender o que fez de errado ou qual seria o meio mais adequado para realizar tal ato. O profissional do espírito possui uma ampla área de atuação, podendo assim atuar em escolas, empresasentre outros.
Ao tentar entender como a pessoa funciona, o Psicólogo mexe com o emocional do cidadão ouvindo seus relatos, julgando o comportamento do indivíduo perante a sociedade. Ao julgar estes fatos o psíquico tenta dar soluções para o paciente, para que este se socialize em meio a sociedade.
Quando tratamos deste profissional na área Jurídica, observamos que, de princípio, ele apenasauxiliava os fatos criminais como um perito. Onde observa o ato do indivíduo julgando pela suas expressões, tanto faciais, quanto emocionais.
Para se tornar um Psicólogo Jurista, deve-se realizar um concurso. Antigamente estes operadores dos fenômenos mentais não eram considerados parte da área legislativa, eram apenas grupos de pesquisadores que são chamados pelos profissionais criminais para prestardeterminados serviços.
Todavia passado alguns anos os psicólogos conseguiram adquirir o direito de fazer parte da área criminal, e atuando, principalmente, em áreas familiares e que envolva adolescentes, tanto quanto são vitimas ou acusado.
Os psicólogos forenses são acionados apenas por uma ordem emitida pelo Juiz, quando este sanciona a ordem os psicólogos realizam tratamentos com a vítima.Durante os tratamentos o psicólogo analisa o padecente pelas suas expressões faciais, pela fala, gestos, e emoções, podendo assim, julgar sua mente e desvendando-se se ele realizou mesmo o ato com lucidez ou se estava fora de si, fazendo com que seu julgamento seja o mais justo possível.
Não se da assistência apenas para o réu, mas também para o vitimado, este pode ficar com sequelas mentais efísicas necessitando de uma ajuda profissional para que seja evitada ações extremas realizada pelo mesmo, como retirar a própria vida por desgosto.
A ação do Psicólogo Forense é tão importante quanto de um advogado. Ele ajuda a reconstruir a humanidade presente da pessoa, evitando que aconteça novas tragédias e auxiliando esta a poder viver em sociedade novamente. Ajudando, também, a mudar omodo de pensar dos criminosos, fazendo com que os marginais saiam da cadeia dismarginalizados, prontos para iniciarem uma nova vida dentro da sociedade.

Trabalho de Psicologia Forense.



Tema: Atuação do Psicólogo na área
do Jurídica.







Alunos: Sthephanie Gabrielle Dosso(00167578) e Murio Castello(00172479)
Professora: Bárbara Brunini



ARTIGO UTILIZADO COMO REFERÊNCIA.Trechos que circundam a história da Psicologia jurídica
Embora alguns possam supor que a Psicologia jurídica se caracterize como uma nova possibilidade de trabalho para os psicólogos, certos autores esclarecem (Anastasi, 1972) que, no contexto internacional, foram as demandas provenientes do Poder Judiciário que ajudaram a Psicologia a se firmar como ciência. No final do século XIX, assolicitações para que se realizassem pesquisas que indicassem parâmetros para aferir a fidedignidade, ou não, dos testemunhos prestados na Justiça foram, para alguns, responsáveis pelo surgimento dos chamados laboratórios de Psicologia experimental, onde se desenvolveram estudos sobre memória, sensação e percepção, dentre outros temas pertinentes ao estudo do testemunho, como explica Brito (1993).
Como sesabe, a criação da Psicologia como ciência está diretamente relacionada à fundação, por Wundt, do primeiro laboratório de Psicologia experimental, que ocorreu em 1879, em Leipzig, Alemanha, e que serviu de modelo para outros laboratórios em distintos países. A visão positivista de ciência que vigorava na época incluía os experimentos realizados em laboratórios bem como o uso de métodos que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Areas de atuação psicologo
  • Areas de atuacao do psicologo
  • Aréas de atuação do psicologo
  • Áreas de atuação do psicólogo forense
  • Atuação do Psicólogo na área social
  • Áreas Consolidadas de Atuação do Psicológo
  • Áreas de atuação da psicologia jurídica
  • Áreas de atuação do psicólogo social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!