Atuação do psicólogo nos casos de vitimização

Páginas: 8 (1914 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NOS CASOS DE VITIMIZAÇÃO


AUTORA: MARINA DE ULHÔA FLOSI MENDES(2009)

Conceitos de Violência:
Estrutural (Vitimação) - implica em condições adversas da vida: miséria, má distribuição de renda, falta de emprego, falta de satisfação no trabalho, falta de escolas, de moradia, de saneamento básico, ausência de lazer, etc.
Pessoal(Vitimização) – ato abusivo contra o outro: violência doméstica, violência praticada em instituição (abrigos, creches, escolas, hospitais, Varas da infância, etc.), prostituição infantil, estímulo ao consumo e tráfico de drogas, etc. – pautado no padrão adultocentrico e falocentrico das relações (utilização de força na educação dos filhos)

Vitimização é qualquer tipo de violência, de nítidocaráter abusivo (gravidade do dano) praticada contra a criança ou adolescente. Pode ser física, sexual e psicológica. São fenômenos distintos, afetados por dinâmicas diversas, embora muitas vezes ocorram simultaneamente.


Vitimização Física:


Negligência: na alimentação, na higiene, na medicação, etc.

Abuso físico: lesões causadas pelos pais ou pessoas encarregadas dos cuidados da criança:contusões, hematomas, cicatrizes, traumatismos, queimaduras, castigos cruéis e pouco usuais, que resultam em ferimento, extremos e inapropriados a idade e compreensão da criança (uso de medidas disciplinares de caráter violento).

Vitimização Sexual:

“Abuso sexual é o contato ou interação entre uma criança ou adolescente e um adulto, quando a criança ou adolescente está sendo usado paraestimulação sexual do executor ou de outra pessoa. O abuso sexual pode ser cometido por uma pessoa de menos de 18 anos, quando o executor está numa posição de poder ou controle sobre a vítima”. (National Center for Child Abuse and Neglect ,USA)

‘’Violência sexual é todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homosexual, entre um ou mais adultos e uma criança ou adolescente, tendo por finalidadeestimular sexualmente esta criança ou adolescente ou utilizá-los para obter uma estimulação sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa. (Maria Amélia Azevedo, IPUSP)

“Por sevícias sexuais às crianças entendem-se sevícias exercidas sobre uma criança por um adulto ou por uma pessoa de mais idade que ela, para fins de prazer sexual” (Organização Mundial de Saúde).

Vitimização Psicológica:Negligência afetiva: falta de calor humano, de responsabilidade, de interesse para com as necessidades e manifestações da criança.
Rejeição afetiva: manifestações de depreciação e de humilhação, assim como a privação emocional;

No atendimento de casos que envolvem vitimização O que mais angustia os profissionais:

1. A questão psicodiagnóstica
- identificar a veracidade da queixa !!!
-indicadores na conduta ou características da clientela: quem são os agressores; quem são as mães (nos casos de vitimização sexual de caráter incestuoso); as crianças e adolescentes e conseqüências psicológicas; como é o contexto familiar; o profissional.


2. O atendimento em si
– o papel do psicólogo nas V.I.J.: perícia ou processo interventivo – vantagens e prejuízos

Quem são osagressores:

Pode ser qualquer pessoa, de qualquer classe social – processo tido como “democrático”;
Na minoria dos casos, o agressor sofre distúrbios psiquiátricos;
Indicadores na sua conduta: mostram pouca preocupação com a criança - raramente, por exemplo, respondem às demandas da escola do filho, quando ele freqüenta; não comparecem às reuniões, entrevistas marcadas com a coordenação pedagógica;culpam o filho por problemas existentes no lar ou eventualmente na escola; pedem ao professor que punam de forma física severa o comportamento da criança na escola; vêem a criança como má, preguiçosa, causadora de problemas, um “demônio”; exigem perfeição ou um nível de desempenho físico e/ou intelectual superior às possibilidades do filho; vêem a criança como um ser que deve satisfazer as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação Do Psicólogo No Caso Criminal
  • Atuação do psicólogo
  • Atuação do psicologo
  • Atuação dos psicologos
  • A atuação dos psicólogos no sistema penal
  • ATUAÇÃO DO PSICOLOGO JURIDICO
  • Atuacao do Psicologo Organizacional
  • Atuação do psicologo na rede publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!