Atuação do Fonoaudiólogo no Serviço Público na Perspectiva dos Secretários de Saúde.

Páginas: 17 (4192 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Atuação do Fonoaudiólogo no Serviço Público na Perspectiva dos Secretários de Saúde.


Actions of the phonoaudioligist in public service the perspective of secretaries of health.

AUDREI APARECIDA MOTTA
CAROLINA SEMIGUEN


Acadêmica do curso de graduação em Fonoaudiologia (Uningá)
Professora Ms. Carolina Semiguen (Uningá)

Endereço para correspondência:
Audrei Aparecida Motta
RuaMarcelino Leonardo Nº 33 Apto 1
Bairro Jardim Monte Carlo
Cep: 87470-000 Maringá- Pr.


RESUMO

O trabalho da fonoaudiologia nas UBS especialmente no PSF cresce a cada dia. O objetivo foi investigar o nível de adequação e interação entre os Secretários de Saúde e a atuação do Fonoaudiólogo na Saúde Coletiva. A pesquisa foi desenvolvida nas Secretárias de Saúde dos municípios que fazemparte da 15ª Regional de Saúde. Os resultados mostraram que 77% (17) dos entrevistados conhecem o trabalho da Fonoaudiologia no Serviço Público e 23% (5) desconhecem tal atuação, 91% (20) dos entrevistados conhecem as áreas de atuação da fonoaudiologia e 9% (2) desconhecem tal atuação. A área de maior conhecimento foi a de linguagem com 47% (16), seguida da audição 24% (8), o Teste da Orelhinha 24%(8) e área de Voz 6% (2). Sobre a inserção do fonoaudiólogo nas ESF, constatou-se que 86% (19) das cidades pesquisadas o Fonoaudiólogo não está inserido nas ESF e em 14% (3) o Fonoaudiólogo está inserido na Estratégia. Sobre a implantação do NASF verificou-se que em 95% (21) das cidades não será implantado o NASF, e 5% (1) cidade está implantando duas equipes de NASF 1. É possível reconhecer anecessidade do trabalho interdisciplinar entre a Fonoaudiologia e os demais profissionais envolvidos na Saúde Coletiva.


Palavras-Chave: Fonoaudiologia. Saúde Coletiva. Programa Saúde da Família.

ABSTRACT

O trabalho da fonoaudiologia nas UBS especialmente no PSF cresce a cada dia. O objetivo foi investigar o nível de adequação e interação entre os Secretários de Saúde e a atuação doFonoaudiólogo na Saúde Coletiva. A pesquisa foi desenvolvida nas Secretárias de Saúde dos municípios que fazem parte da 15ª Regional de Saúde. Os resultados mostraram que 77% (17) dos entrevistados conhecem o trabalho da Fonoaudiologia no Serviço Público e 23% (5) desconhecem tal atuação, 91% (20) dos entrevistados conhecem as áreas de atuação da fonoaudiologia e 9% (2) desconhecem tal atuação. A áreade maior conhecimento foi a de linguagem com 47% (16), seguida da audição 24% (8), o Teste da Orelhinha 24% (8) e área de Voz 6% (2). Sobre a inserção do fonoaudiólogo nas ESF, constatou-se que 86% (19) das cidades pesquisadas o Fonoaudiólogo não está inserido nas ESF e em 14% (3) o Fonoaudiólogo está inserido na Estratégia. Sobre a implantação do NASF verificou-se que em 95% (21) das cidades nãoserá implantado o NASF, e 5% (1) cidade está implantando duas equipes de NASF 1. É possível reconhecer a necessidade do trabalho interdisciplinar entre a Fonoaudiologia e os demais profissionais envolvidos na Saúde Coletiva.

INTRODUÇÃO

De acordo com dados históricos, os profissionais da área da saúde eram formados a partir de uma visão reabilitadora e curativa. Com a implantação do SistemaÚnico de Saúde (SUS), ocorreu uma mudança e os profissionais da área da saúde passaram a atuar na atenção primária, ou seja, na promoção e prevenção da saúde.
A saúde é um atributo da vida, é um processo, uma continuidade de esforços para desenvolver e manter capacidades (ANDRADE, 1996).
Desta maneira, a saúde deixa de ser vista simplesmente como ausência de doença e assume um caráter maisabrangente, resultante de condições de vida e trabalho e aspectos biopsicosociais, estes sendo essenciais para a qualidade de vida.
Em 1988, a Constituição Federal criou o Sistema Único de Saúde (SUS), determinando que a saúde é direito de todos e um dever do Estado. Com o SUS, as ações e os serviços públicos de saúde passaram a integrar uma rede regionalizada e hierarquizada de um sistema único,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação do serviço social na saúde
  • Concepções e atuação profissional diante das queixas escolares: os psicólogos nos serviços públicos de...
  • atuaçao do serviço social na saude
  • Humanização do Serviço Publico de Saude
  • Humanização do Serviço Publico de Saude
  • atuaçao do serviço social na area da saúde
  • Atuação do serviço social na saúde mental
  • Atuação do serviço social na saude mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!