Atuação do enfermeiro frente aos acs na adesão ao tratamento dos clientes com diabetes mellitus tipo ii

Páginas: 16 (3907 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AOS ACS NA ADESÃO AO TRATAMENTO DOS CLIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO II

Alete Cristina Carvalho¹; Ângela Cristina de Oliveira¹; Catarine Gomes Souza¹; Vanessa Oliveira¹ e Daiane Cristina Soveral Burgos².
1. Discentes do Curso de Enfermagem das Faculdades Jorge Amado.
2. Enfermeira e Orientadora do Curso de Enfermagem das Faculdades Jorge Amado.



RESUMO:O presente estudo trata-se de uma abordagem exploratória, baseada em levantamento bibliográfico. Esta abordagem explana a maior familiaridade do problema, tornado-se mais explícito. Tendo como objetivo reconhecer a importância da atuação do enfermeiro no trabalho conjunto com o Agente Comunitário de Saúde no que concerne a adesão dos clientes com Diabete Mellitus não-insulino-dependente. ODiabetes Mellitus não-insulino-dependente é um dos principais agravos não transmissíveis de grande prevalência na saúde pública. O mau controle da doença leva uma série de complicações de caráter agudo e crônico, no qual pode ser evitada por meio da aceitação da doença, participação no plano terapêutico pelos clientes e o acompanhamento da equipe de saúde, especialmente o enfermeiro e o ACS. Por meiodeste trabalho obtivemos conhecimentos empíricos e científicos necessários para lidar com o cliente com Diabetes Mellitus orientando-o e sensibilizando-o quanto a sua participação no tratamento, além de capacitar e nortear os ACS para atuarem diretamente com a comunidade em risco.


PALAVRAS CHAVES:

Diabetes Mellitus tipo II; Enfermeiro; Agentes Comunitários de Saúde; Clientes e Adesão aotratamento.




ABSTRACT:

















1 .0 INTRODUÇÃO:
O contexto do artigo tem como escopo o reconhecimento sobre a importância da atuação do enfermeiro no trabalho conjunto com os agentes comunitários de saúde no que concerne à adesão ao tratamento aos clientes com Diabetes Mellitus não-insulino-dependente, justifica-se que, esta interação entre enfermeiro e ACScontribui na sensibilização dos pacientes quanto a aceitação da doença e adoção de práticas de saúde no plano terapêutico, que venha a valorizar o aumento da auto-estima, o acompanhamento no tratamento e a assistência integral, evitando assim o abandono, negligência e a falta de sensibilização perante o esquema terapêutico priorizado pela Atenção Básica, dessa maneira irá proporcionar a melhora naqualidade de vida dos clientes e família.
O diabetes mellitus é um dos principais agravos não-transmissíveis de grande prevalência na saúde pública.
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos. Pode resultar dedefeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros. (MINISTÉRIO DA SAUDE, 2006)

Trata-se de uma patologia crônica com implicações nutricionais que acometem o ser humano, representada como um sérioproblema de saúde pública. É considerada como uma síndrome decorrente da falta de insulina ou incapacidade de exercer suas funções no organismo. A forma mais acometida de DM em incidência e prevalência é a do tipo 2, ou seja, não-insulino-dependente, no qual é caracterizado pela deficiência de secretar insulina.
No Brasil, o DM não-insulino-dependente como problema de saúde pública, obriga oMinistério da Saúde a criar programas educacionais em saúde, que venham incentivar a população com familiares acometidas pela patologia a aderir ao tratamento, reeducando-se e conscientizando-se do novo estilo de vida os quais precisarão conviver e participar.
A atuação do enfermeiro diante da aceitação dos clientes ao tratamento é de fundamental importância, porque seu papel consiste em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Diabetes mellitus tipo ii
  • A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AS DIFICULDADE ENCONTRADA PELO PACIENTE À ADESÃO AO TRATAMENTO...
  • Diagnóstico e tratamento diabetes mellitus tipo 2
  • ESTUDO DE CASO: DIABETES MELLITUS TIPO II
  • ASSISTENCIA FARMACEUTICA A PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO II
  • Obesidade como fator de risco para diabetes mellitus tipo ii
  • ADESÃO DOS USUÁRIOS DO SUS AO TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE
  • Atuação da enfermeiro na consulta de diabetes mellitus na estrategia de saude da familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!