Atuação do assistente social na saúde

Páginas: 8 (1822 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE: A DEMOCRATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA VIABILIZAR O ACESSO AOS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS.


*KARLA ALESSANDRA DE CASTRO COSTA


RESUMO:


Este artigo busca falar sobre a importância de se democratizar as informações sobre o acesso aos direitos da Previdência Social. Como uma importante políticasocial que compõe o tripé da seguridade social brasileira, a previdência juntamente com as políticas de saúde e de assistência, é uma importante política, que garante o direito a benefícios sociais, quando o usuário vem a adoecer ou ficar impossibilitado de prover sua subsistência, ainda que temporariamente. Apesar de se tratar de direitos, muitos daqueles que contribuem ou mesmo aqueles que seenquadram nos critérios para acessar os direitos da assistência, é muito comum que usuários/segurados deixem de acessá-los por falta de informação. Diante disso, busca-se discutir as atribuições do Assistente Social, as quais são estabelecidas no código de ética profissional e na lei 8662/93 que regulamenta a profissão sobre qual o papel do assistente social, no sentido de democratizar informações equais ações sócio-educativas devem ser adotadas com objetivo de que o usuário/segurado da previdência acesse o benefício a que tem direito.


Palavras chaves: Previdência Social, Serviço Social, saúde, democratização de informações.


ABSTRACT:
This article seeks to discuss the importance of democratizing access to information about the rights of Social Security. As an important socialpolicy that makes up the tripod of the Brazilian social security, welfare policies along with health and welfare, is an important policy, which guarantees the right to social benefits, when the user comes to becoming ill or is unable to provide their livelihood, even temporarily. Although it is right, many of those who contribute to or even those who meet the criteria to access the rights ofassistance, it is very common for users / insured no longer access them due to lack of information. Therefore, we seek to discuss the duties of Social Worker, which are established in the code of professional ethics and the law 8662/93 which regulates the profession about what the role of social worker, to democratize information and what socio-education should be adopted in order that the user / accesssecurity of the insured the benefit they are entitled.

Keywords: Social Security, Welfare, health, democratization of information.

*Graduanda em Serviço Social pela Universidade Presidente Antonio Carlos, UNIPAC-Betim, ano:2011.

Diante da polêmica sobre as funções das políticas sociais no capitalismo e sua capacidade efetiva de reduzir desigualdades econômicas e sociais, Boschetti(2004) reconhece que, ainda que incapazes de instituir a plena igualdade de condições no capitalismo, as políticas sociais contribuem para a ampliação dos direitos de cidadania, podendo constituir-se em uma via para a redução das desigualdades sociais, desde que assumidas pública e institucionalmente como sistemas legais e legítimos de garantia de direitos e não apenas como programas focalizados decombate à pobreza extrema.
O Brasil não conseguiu avançar na direção da universalização de direitos. As políticas sociais até agora implementadas não foram capazes de mexer na estrutura das desigualdades econômicas e sociais, persistindo uma enorme distância entre pobres e ricos e uma imensa concentração de riquezas nas mãos de uma parcela mínima da população. Conforme Boschetti:Contrariamente aos que sustentam que o Brasil é “um país pobre”, todos os dados econômicos demonstram que o mesmo é um país onde a riqueza nacional é suficientemente elevada para garantir condições básicas de vida para todos os cidadãos, mas sua distribuição é de tal forma desigual e injusta, que não só mantém como reforça as situações de pobreza e de desigualdades econômicas e sociais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação do Assistente Social na Saúde
  • Parametros da atuação do assistente social na saude
  • A atuação do assistente social na saúde mental
  • A atuação do assistente social noâmbito da saúde em maceió
  • A atuação do assistente social no "acolhimento" de uma unidade de saude
  • Objetivos da atuação do Assistente Social
  • Atuação do assistente social
  • atuação do assistente social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!