Atuação de enfermagem no centro obstetrico

Páginas: 6 (1311 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
• INTRODUÇÃO
O Centro Cirúrgico Obstétrico (CCO) não é diferente do Centro Cirúrgico Geral (CCG) pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital pela sua especificidade, presença constante de estresse e a possibilidade de riscos à saúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos á intervenção cirúrgica.
O centro cirúrgico obstétrico é composto por sala de espera parafamiliares, salas de pré- parto, salas cirúrgicas e sala de parto normal, REPAI para cuidados pós operatório e pós parto normal, posto de enfermagem, expurgo, lavabo entre as salas, sala de reanimação para os primeiro cuidados com recém nascido (RN), arsenal, rouparia.
A enfermagem realiza os cuidados com o paciente e organização do setor, os cuidados com abertura dos materiais estéreis abertosem salas. A chefia de enfermagem cuida da parte burocrática e da supervisão dos técnicos e auxiliares de enfermagem.
É importante, portanto que o profissional que atua no centro cirúrgico tenha um respaldo teórico de informações pertinentes à sua área de trabalho, facilitando assim o seu agir e pensar para uma assertividade nas condutas a serem direcionadas em relação à equipe de trabalho e aosclientes por ele assistidos.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Centro cirúrgico obstétrico
O centro cirúrgico obstétrico (CCO) é uma das unidades mais complexas dentro do contexto hospitalar, porque possui características específicas que contribuem com a resolutividade das intervenções cirugicas.
O CCO apresenta como finalidade principal oferecer subsídios que propiciem o desenvolvimento do processoanestésico-cirúrgico com segurança;oferecendo condições técnicas para que as equipes médicas e de enfermagem possam atender às necessidades dos clientes nos períodos pré, intra e pós operatório, conforme planejamento previamente estabelecido.(martinari 2008).
O (CCO) é composto por:
- salas de pré parto: onde as pacientes ficam para ser realizado os primeiros procedimentos quando estãoevoluindo para trabalho de parto ou até mesmo uma cesaria programada.
- Sala de espera para familiares,
- sala de parto nomal: Equipado com mesa de parto, oximetro, os kits de parto normal (o que tem no kit), toda estrumentação o qual será usada no procedimento, como tesouras, pinças. Lap parto, é todos os campos esteril q sera usado durante o procedimento, como avental q o medico usa durante o mesmo.- sala de cesariana: Equipada com mesa para o procedimento, oximetro,respirador,carrinho de emergencia para alguma intercorrencia, ou seja tem tudo que é usado para intubar o paciente e drogas usadas em uma emergencia.
- Sala do recem nascido (RN): equipada com berços aquecidos,pois o RN nao pode perder a temperatura do corpo logo após o parto, balança para pesar o RN, vidro de aspiração, sondade aspiração, pois o RN ao nascer engole liquido ameniotico e se nao for aspirado fica nauseando, alem de todo o material e drogas para uma emergencia, laringo, ambu, canulas de varios tamanhos para RN pré maturos e termos.
- Expurgo onde é levado todo material usado em salas como pinças, vidro de aspiração, silicones.
Lavabos entre as salas: Local os medicos e tecnicos lava as mãos a cadaprocedimento realizado.
- Sala de recuperação (RAPAI): onde o paciente fica para cuidados imediato após parto cesaria e parto normal,onde é realizado sinais vitais (SSVV), e medicações conforme prescrição medica.

Figura 1 - SALA DE PARTO CESARIANA
Referencia: www.hmtj.org.br


Figura 2- SALA DE PARTO NORMAL

Referencia: www.pinhais.pr.gov.br

Figura 3 - SALADE RECUPERAÇÃO (REPAI)

Refencia: www.scmpg.org.br


Figura:4 sala de reanimação do recem nascido

Referencia: www.hospitalanchieta.com.br


CLASSIFICAÇÃO DOS PACIENTES


PARTO NORMAL OU VAGINAL
Mulheres em trabalho de parto normal ou parto vaginal (PN), o parto vaginal se inicia 38 a 42 semanas ou seja, segundo Guanabara Koogan, 2008. .....Inicia-se a fase de dilatação com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo de Caso
  • Centro obstétrico
  • Atuação do téc de enfermagem na SRPA
  • Atuação do Sindicato de Enfermagem
  • Atuação da enfermagem ao paciente
  • Áreas de atuação da enfermagem
  • CAMPO DE ATUAÇÃO DO TECNICO EM ENFERMAGEM
  • atuacao de enfermagem urgencia e emergencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!