Atuação de empresas no mercado de baixa renda

Páginas: 23 (5708 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2012
ATUAÇÃO DA EMPRESA NO MERCADO DE BAIXA RENDA COM SUSTENTABILIDADE EMPRESAL, VANTAGEM COMPETITIVA E UTILIZAÇÃO DA COLABORAÇÃO EM MASSA









RESUMO

A verdadeira promessa do mercado não está na minoria rica do mundo desenvolvido ou nos consumidores emergentes da classe média: está nos bilhões de pessoasque estão participando da economia de mercado pela primeira vez.
A idéia de que as empresas podem desempenhar importante papel na redução da pobreza se consolidou com a publicação de C.K. Prahalad e Stuart L. Hart,, identificando o potencial de lucro na “base da pirâmide”, ou seja, entre os mais pobres, tendo ainda a vantagem de mostrar que as empresas podem obter maiores lucros servindo aesta parcela negligenciada do mercado.
Há 4 bilhões de pessoas na camada 4, na base da pirâmide. A maioria das empresas desconsideram a base da pirâmide porque julga o mercado de acordo com a renda, priorizando produtos/serviços. É importante, que os líderes e gestores conheçam a natureza da liderança empresarial exigida no âmbito do mercado de baixa renda.
Os líderes precisam deuma compreensão das complexidades e sutilezas do desenvolvimento sustentável no mercado de baixa renda, buscando vantagem competitiva e se aproveitando dos conceitos de colaboração em massa.


Palavras chave: mercado de baixa renda, vantagem competitiva, colaboração em massa, sustentabilidade.
SUMÁRIO


CAPÍTULO I 10
1. CONCEITOS 10
1.1. A riqueza na base da pirâmide 10
1.2.Sustentabilidade Empresarial 11
1.2.1. O Modelo dos Três Domínios da Responsabilidade Social 13
1.3. Vantagem Competitiva 14
1.4. Wicknomics 17
CAPÍTULO II 21
2. PIRÂMIDE DE MERCADO 21
2.1. A pirâmide de mercado 21
2.2. Estatísticas 22
3. ATUAÇÃO DA EMPRESA NO MERCADO DE BAIXA RENDA COM SUSTENTABILIDADE EMPRESAL, VANTAGEM COMPETITIVA E COLABORAÇÃO EM MASSA. 23
3.1. Empresas em ação ao combate à pobreza23
3.2. Mitos 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 29

INTRODUÇÃO

A redução da pobreza é uma questão que assume importância crescente para a sociedade, sendo hoje uma questão global.A idéia de que as empresas podem desempenhar importante papel na redução da pobreza se consolidou com a publicação de C.K. Prahalad e Stuart L. Hart, do livro A Riqueza na Base daPirâmide, identificando potencial de lucro na “base da pirâmide”, ou seja, entre os mais pobres.
O presente trabalho teve por objetivo realizar uma abordagem sobre como a empresa pode concentrar-se em criar produtos e serviços acessíveis às camadas mais baixas da população, dando condições às pessoas para que comprem o produto da empresa, podendo adotar uma atitude pró-ativa no sentido de usar suainfluência junto ao primeiro e terceiro setor, para que sejam tomadas medidas que aliviem a pobreza, permitindo o acesso dos pobres a educação, serviços básicos etc.
Utilizou-se também o conceito de uma forte vantagem competitiva fundamentada nas ferramentas necessárias à empresa como forma de assegurar a posição de mercado, tais como, a liderança nos custos através da redução da cadeiade fornecimento e na diferenciação no que tange a forma de distribuição (levar o produto/ serviço para onde o cliente está, ao invés de trazê-lo até o produto/ serviço).
Outro conceito utilizado é de que a empresa terá o apoio de uma competente colaboração, ou seja, a empresa utilizará as redes sociais com o objetivo não só de verificar os anseios e desejos dos consumidores em relação aomercado, mas também verificar o que a empresa pode trazer de novo para si e para o mercado.
No primeiro capítulo é feita abordagem sobre os conceitos de vantagem competitiva, sustentabilidade empresarial, wicknomics e “a riqueza na base da pirâmide”.
No segundo capítulo é feita abordagem da atuação da empresa no mercado de baixa renda, onde esta se manterá sustentável, terá vantagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA: UM MERCADO EM EXPANSÃO
  • O consumidor e a comunicação voltada para o mercado de baixa renda
  • Baixa de empresas
  • SMS e o consumidor de baixa renda
  • Baixa renda e estratégia
  • Perfil de consumidor de baixa renda
  • Sustentabilidade para baixa renda
  • Projetar para famila de baixa renda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!