Atuação da psicologia social nas escolas

Páginas: 8 (1977 palavras) Publicado: 18 de junho de 2011
A atuação da Psicologia Social nas escolas.
Ariela Cristine Dias Friedrich[1]
Fernando Macedo

RESUMO: O presente artigo aborda a importância que a equipe pedagógica de uma escola municipal atribui à presença de um psicólogo social na equipe multidisciplinar, os principais problemas encontrados no cotidiano escolar e de que forma a equipe pedagógica acredita que a psicologia pode melhorar narotina escolar. Foi realizada uma pesquisa através de um questionário contendo uma pergunta quantitativa e duas perguntas qualitativas com 28 funcionários de uma escola municipal de Cascavel – PR. As respostas ao questionário bem como a revisão teórica acerca do tema buscam delimitar o campo de atuação da psicologia social na escola.
PALAVRAS-CHAVES: psicologia social, escola, campo de atuação.Segundo Almeida (2003) a atuação da psicologia em instituições escolares encontra-se em grande expansão no Brasil. É de suma importância a compreensão da postura e do papel do psicólogo no contexto escolar.
A disciplina Psicologia Escolar e problemas de aprendizagem, em muitos centros de formação é o único contato com essa área que o estudante tem, é um exemplo, pois, apriori, coloca o problema como sendo do indivíduo que aprende – o escolar – e estabelece que o curso deve preparar o profissional dando-lhe instrumentos para resolvê-los, mas com concepções que excluem a idéia de que é na interação com o meio e na apropriação dos símbolos e instrumentos já desenvolvidos que se constrói o ser humano. (ALMEIDA, 2003).

Considerando a escola uma instituição comatividade, representação social, indivíduos com identidades diferenciadas que se relacionam socialmente, podemos configurá-la como um amplo espaço para a psicologia que atualmente tem se voltado para as práticas sociais. Uma vez que a escola reproduz as relações de dominação social, para Zanella (2008) a psicologia pode propiciar a formação de indivíduos conscientes de suas determinações sociais e de suainserção histórica na sociedade, consequentemente reformulando suas práticas sociais.
Lane e Codo (2006) acreditam que a Psicologia tem uma importante contribuição a dar, um auxilio a Pedagogia, na redefinição de aspectos relativos a socialização da criança na escola. Problemas como indisciplina, violência, rivalidade, competição, descompromisso, individualismo, autoritarismo, presentes nocotidiano das escolas públicas brasileiras, definem a atuação da Psicologia Social na instituição escola.
Entre as tarefas que o psicólogo pode realizar em uma escola podemos destacar a resolução de conflitos, o auxilio nas relações entre os indivíduos participantes da instituição (sejam alunos, professores, pais, demais integrantes da escola), reflexão sobre o desenvolvimento humano e os processosde ensino/aprendizagem, trabalhos de orientação profissional, ações preventivas sobre temas da atualidade como sexualidade, violência, drogas, entre outros.
A Psicologia na escola atua de forma diferenciada, muitas vezes não compreendida, na medida em que algumas vezes escutei frases como “para que psicólogo na escola, uma escola precisa é de professor”. Realmente, o professortem o papel de ensinar, participando de forma direta na aprendizagem do aluno, mas muitas vezes deixando um pouco de lado algumas questões também fundamentais para a aprendizagem, como aspectos emocionais, conflitos, angústias. O psicólogo, atuando na escola, irá também participar dos processos de aprendizagem dos alunos, ao propiciar espaços de escuta, acolhendo suas demandas, tanto individuaisquanto das turmas como um todo. Procurará também fornecer um ambiente facilitador, ou seja, momentos em que questões não diretamente relacionadas com a aprendizagem formal, como disciplinas específicas, poderão ser trabalhadas e discutidas por eles, visando ao bem-estar dos alunos e da turma e, conseqüentemente, a uma melhor qualidade na aprendizagem. (BORGES, 2005)

De acordo com Almeida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A escola e a atuação para o serviço social
  • atuação do psicologo na psicologia social
  • psicologia social na escola
  • Psicologia Social Comunitária: da Atuação à Autonomia.
  • Psicologia social violencia nas escolas
  • Psicologia Social na Escola, Trabalho e na Comunidade
  • Psicologia social e a atuação nas políticas de assistência social o desafio de uma prática psicológica...
  • A necessidade da atuação do assistente social nas escolas públicas de educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!