Atuação da fisioterapia na osteoporose, sarcopenia e osteoartose

Páginas: 6 (1251 palavras) Publicado: 5 de junho de 2011
O envelhecimento tende a produzir processos degenerativos em cartilagens, ligamentos, tendões e músculos, além de reduzir a massa óssea. A perda de massa muscular ocorre basicamente devido a processo degenerativo do sistema nervoso, que leva ao desaparecimento de motoneurônios α1 no corno anterior da medula espinal. Dessa maneira, algumas fibras brancas entram em processo de atrofia. Com muitafreqüência, associa-se a esse processo involutivo, a hipotrofia de desuso, que não acomete apenas as pessoas sedentárias. Esses efeitos são potencializados pelo sedentarismo, e ocorrem em maior ou menor grau em função da individualidade biológica. A composição corporal tende a piorar no envelhecimento sedentário devido ao aumento do tecido adiposo e à redução das massas óssea e muscular. Todas asqualidades de aptidão física apresentam redução em seus níveis nas pessoas que envelhecem de forma sedentária, podendo dificultar a vida diária e reduzir o bem estar psicológico e social.

OSTEOPOROSE / OSTEOPENIA
Na osteopenia e na osteoporose o fisioterapeuta consiste o tratamento em exercícios para estimular a formação de osso “novo” e melhor nutrição de cálcio para a melhor mineralização dotecido neoformado e alterar a progressão do quadro osteoporótico já estabelecido proporcionando aumento importante da massa óssea. Para um efeito de relaxamento, analgésico e antiinflamatório o fisioterapeuta pode utilizar a Termoterapia com o uso de parafina, almofadas elétricas ou luz infravermelho, a Eletroterapia com o uso de ondas curtas, corrente interferencial, TENS ou ultra-som ou aCrioterapia com o uso de gelo, almofadas de gel, sprays, a Massagem clássica, ayurvédica, reflexa, MTC, rolfing ou shiatsu, Alongamento muscular e Órteses imobilizadores com o uso de coletes, faixas, colares ou tipóias.
No tratamento ativo utiliza Cinesioterapia com exercícios passivos, ativos, ativos-resistivos, isométricos, isotônicos e isocinéticos, principalmente exercícios resistidos, pode-seassociar estes exercícios com a Hidroterapia, há a Reeducação postural com RPG, Pilates e ginástica holística, Facilitação neuromuscular proprioceptiva com Kabat ou Bobath, Treino de marcha com reações de equilíbrio e proteção.
São importantes as orientações das AVDs, ensinamentos posturais e indicação de órteses funcionais e auxiliares se necessárias (cadeiras de rodas, bengalas, muletas,andadores, etc.).

SARCOPENIA ( SÍNDROME DA FRAGILIDADE)
A sarcopenia representa uma vulnerabilidade fisiológica relacionada à idade, é o resultado da deterioração da homeostase biológica e da capacidade do organismo de se adaptar às novas situações de estresse, esta relacionada com a diminuição do desempenho do sistema musculoesquelético, consequente, fraqueza muscular, diminuição da velocidade dacaminhada e redução da atividade física, contribui para a perda de peso, quedas, fraturas, incapacidade, dependência, hospitalização e mortalidade recorrente.
Portanto, o fisioterapeuta tem como objetivo o ganho de força e massa muscular e utiliza a técnica de exercícios resistidos sendo em terra ou piscina (Hidroterapia) para preservar o trofismo e a função, mas devem ser realizados com mínimosvolumes, para evitar efeitos catabólicos excessivos, há Treino de equilíbrio e a Eletroterapia com corrente russa, a eletroestimulação de média freqüência tem a capacidade de recrutar o maior número de fibras que a contração voluntária, produzindo assim resultados mais eficazes que os exercícios isolados.
O fisioterapeuta orienta o paciente a realizar exercícios simples como andar, correr enadar, pois além de melhorar a função muscular, melhoram também a capacidade aeróbica, pratica ensinamentos posturais, realiza adaptações nas suas AVD´s e indica órteses auxiliares conforme for a necessidade (cadeiras de rodas, bengalas, muletas, andadores, etc.).

OSTEOARTROSE
No tratamento da OA em idosos inicialmente deve-se utilizar técnicas que promovem relaxamento, diminuição da dor e da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA INCONTINÊNCIA FECAL
  • Atuação da fisioterapia na dismenorreia primária
  • Deficiencia visual e a atuação da fisioterapia
  • area de atuaçao da fisioterapia
  • O que é fisioterapia e suas áreas de atuação
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA
  • Atuação da fisioterapia na saude do idoso
  • Areas de atuaçao da Fisioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!