Atuação da enfermagem na prevenção e tratamento da úlcera de pressão

Páginas: 29 (7197 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
Atuação da Enfermagem na Prevenção e Tratamento da Úlcera de Pressão

Claudete Maria dos Santos[1]

Resumo:
Objetivo: este tema teve como premissa identificar a atuação da enfermagem frente à prevenção e tratamento da úlcera de pressão, as suas dificuldades na implantação de protocolos de ações atuação em prevenção e tratamento de lesão instalada. Material e método: O estudo e de caráterbibliográfico baseado em material divulgado nos últimos dez anos, de 2002 a 2012 , em literatura nacional. Conclusão. Ao final conclui-se que a prevenção e tratamento da úlcera de pressão é um dever emergente, e para que isto ocorra necessário se faz ter conhecimento atualizado para a devida aplicação da prevenção, visando evitar futuros problemas. No entanto, verifica-se que os fatores de riscoidentificados como significantes no desenvolvimento da úlcera de pressão estão relacionados aos pacientes, à devida estrutura da instituição e ao processo do cuidar. Com a devida aplicação de protocolos de avaliação do risco em desenvolver úlcera de pressão, e de protocolos de atuação terapêutica, contribuem para a melhora da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores, o que desta forma permiteotimizar os cuidados.

Palavras-chave: Úlcera de pressão; prevenção e tratamento; enfermagem.

Abstract:
Objective: This theme was based on identifying the nursing front of the prevention and treatment of pressure ulcers, their difficulties in deploying protocols stock performance in preventing and treating injury installed. Methods: The study and bibliographical based on material published inthe last ten years, from 2002 to 2012, in the national literature. Conclusion. At the end we conclude that the prevention and treatment of pressure ulcers is an emerging duty, and for this to occur is necessary to know if updated to the proper implementation of prevention in order to avoid future problems. However, it appears that the risk factors identified as significant in the development ofpressure ulcers are related to patients, due to the structure of the institution and process of care. With proper implementation of protocols for assessing the risk of developing pressure ulcers, and the therapeutic protocols, contribute to improving the quality of life of patients and their caregivers, which thus allows optimizing care.

Keywords: Pressure ulcer, prevention and treatment andnursing.

INTRODUÇÃO
De acordo com Irion; Smeltzer e Bare (2005) as úlceras de pressão podem ser definidas como lesões de pele ou de parte moles originadas basicamente de isquemia tecidual prolongada, a principal causa está relacionada à falta de mobilização do paciente, durante longo período de tempo, o que levaria a lesão tecidual isquemica importante, principalmente nos tecidos quesobrepõe uma preminência óssea, isso decorrente da presença de pouco tecido subcutâneo nessas regiões. Isso decorre da compressão dessas áreas diminuindo o fluxo sanguíneo local, o que facilita o surgimento de lesões por isquemia tecidual e necrose.
Já alguns anos as úlceras por pressão são descritas como um problema basicamente de enfermagem, tendo como foco o inadequado cuidado por parte dessesprofissionais. Mas, no entanto, existem várias evidências científicas que demonstram que a úlcera por pressão são em sua maioria decorrentes de fatores múltiplos, desta forma, não sendo, necessariamente de responsabilidade exclusiva da equipe de enfermagem (IRION; SOUZA, 2005).
Diante deste quadro em 95% dos casos de úlcera de pressão podem ser evitadas. O que se questiona e naquelespacientes críticos que são mais propensos a desenvolverem a úlcera por pressão, isto e decorre em virtude dos mesmos estarem sob sedação, alterando o nível de consciência, suporte ventilatório, uso de drogas vasoativas, restrição de movimentos por longo período e instabilidade hemodinâmica (FERNANDES; CALIRI, 2008).
Este artigo vislumbra a questão da necessidade da atuação da enfermagem na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão: revisão de Literatura
  • prevenção de ulcera por pressão
  • Prevenção de ulcera por pressao
  • Úlceras por pressão- fundamentos da enfermagem
  • IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE...
  • úlcera por pressão: meios de identificação e prevenção
  • tratamento nutricional de pacientes com úlcera por pressão
  • TRATAMENTO DE ÚLCERA COM CURATIVO POR PRESSÃO NEGATIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!