ATT 1435249691894 Agregado Alternativo

528 palavras 3 páginas
Agregado
Alternativo

RASPAS DE
PNEU

No Brasil,100 milhões de pneus velhos estão espalhados em aterros, terrenos baldios, rios e lagos, segundo estimativa da Associação Nacional da Indústria de
Pneumáticos (Anip). E, a cada ano, dezenas de milhões de pneus novos são fabricados no País. Em 2001, foram 45 milhões – cerca de 15 milhões exportados e 30 milhões destinados ao consumo interno. Sua principal matéria-prima, a borracha vulcanizada, mais resistente que a borracha natural, não se degrada facilmente e, quando queimada a céu aberto, contamina o meio ambiente com carbono, enxofre e outros poluentes.

Para deter o avanço desse lixo, é preciso reciclar.
No entanto, a reciclagem dos pneus chamados inservíveis (sem condições de rodagem ou de reforma) ainda é um desafio. A composição da borracha vulcanizada confere a este material alta resistência química e física, fazendo da reciclagem um processo complexo. Composição do pneu

1 – Banda de rodagem: é a parte do pneu que entra diretamente em contato com o solo. Oferece grande resistência ao desgaste devido à sua composição de borracha e agentes químicos especiais. Seus desenhos, criteriosamente estudados, visam a proporcionar boa tração, estabilidade e segurança ao veículo.
2 – Cinturas: cinturões de aço (cinta circunferencial e inextensível) dos pneus radiais com função de estabilizar a carcaça.
3 – Carcaça de lonas: composta de cordonéis de nylon ou poliéster, formando a parte resistente do pneu. Sua função é reter o ar sob pressão, que suporta o peso total do veículo.
4 – Talões: são constituídos internamente por arames de aço de grande resistência. Sua finalidade é manter o pneu acoplado firmemente ao aro, impedindo-o de ter movimentos independentes.
5 – Flancos: são constituídos de um composto de borracha de alto grau de flexibilidade, com o objetivo de proteger a carcaça contra os agentes externos.



Pneus



A recauchutagem prolonga a vida útil dos pneus, porém as bandas de rodagem destes

Relacionados