Atropologia

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INSTITUTO BÍBLICO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS-IBAD
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA



Sheila de Jesus Andrade







Religião e mídia II










Pindamonhangaba-SP
2014
Sheila de Jesus Andrade





Religião e mídia II






Trabalho Proposto em cumprimento às exigências da matéria de religião e mídia II. Tendo como docente Gilmar Caetano Tomáz.Pindamonhangaba-SP
2014
INTRODUÇÃO
Este resumo tem por objetivo apresentar, a entrevista de Jesus Martín-Barbero e abordar questões como: A passagem dos meios às mediações, o papel da rede de comunicação cotidiana, a identidade cultural latino-americana e as mutações da cultura contemporânea e outros.RESUMO
Qual é o compromisso intelectual que o senhor tem com a identidade e com os estudos da comunicação e da cultura na América Latina?
Mas eu sempre parti do ponto que a comunicação não era apenas os meios e que, para a América Latina, era muito mais importante estudar o que acontecia na igreja aos domingos, nos salões de baile, nos bares, no estádio de futebol. Ali estavarealmente a comunicação das pessoas. Não podíamos entender o que o povo fazia com o que ouvia nas rádios, com o que via na televisão, se não entendíamos a rede de comunicação cotidiana. De alguma maneira, isso resultou numa coisa nova, e logo comecei a viajar pela América Latina e sentir cada vez mais que não era espanhol e nem colombiano, era latino-americano.
O senhor muda o foco dos estudoscomunicacionais justamente dos meios – porque grande parte da pesquisa de comunicação incidia sobre os meios especificamente – para as mediações. Eu gostaria que o senhor explicasse no que consiste esse conceito inovador que o senhor traz, o conceito da mediação cultural.
O que eu comecei a chamar de mediações eram aqueles espaços, aquelas formas de comunicação que estavam entre a pessoa que ouvia o rádioe o que era dito no rádio. Não havia exclusivamente um indivíduo ilhado sobre o qual incidia o impacto do meio, que era a visão norte-americana. Tínhamos que deixar as crianças ilhadas, na frente da televisão, e ver como reagiam. Essa é a visão de Pavlov, do estímulo-resposta. Mediação significava que entre estímulo e resposta há um espesso espaço de crenças, costumes, sonhos, medos, tudo o queconfigura a cultura cotidiana.
A recepção dos conteúdos dos meios de comunicação, inclusive essa recepção que nossos ouvintes fazem agora, no momento do nosso diálogo, é individual, isto é, cada um recebe de um modo diverso?
Há uma história pessoal, mas muito daquilo que escutamos, nossos gostos, nossas concepções do mundo, não são individuais, são coletivos.

De que modo os meios decomunicação podem servir à transformação social ou à manutenção da situação como ela está, com as imensas desigualdades sociais existentes, por exemplo, em toda América Latina?
Para mim, existem dois planos: o dos meios comerciais, que ajudaram a mudar certos comportamentos. Por exemplo, o rádio, na Colômbia, ajudou no controle de natalidade. Em um dos países mais católicos, comum a das igrejas maisreacionárias, mas beatas, menos modernas, contra tudo isso, a Colômbia é um dos países que teve um maior controle de natalidade na América Latina. Há outro fenômeno, que acredito que neste momento seja importantíssimo, que tem a ver com estarmos vivendo lentamente uma reinvenção da democracia. Continuaremos precisando de partidos políticos, hoje em dia está surgindo uma consciência cidadã, que estápossibilitando solidariedade, que está possibilitando associações, agrupamentos de múltiplos tipos, que estão desempenhando um papel muito importante, os meios comunitários, os meios locais.
O senhor poderia falar sobre como a comunicação que se convenciona chamar comunicação de massa é vista hoje, diante a importância fundamental que adquire nesse final de século? A comunicação se origina na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atropologia
  • atropologia
  • atropologia
  • atropologia
  • abrangência da atropologia
  • Atropologia Medica
  • por uma atropologia do direito
  • fichamento de atropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!