ATRITO

Páginas: 3 (636 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
Nome: Pedro Camargo Kemmerich
Curso: Engenharia de Controle e Automação
Matrícula: 201420143

Experimento Nº 7 – Atrito

1 OBJETIVO
Obter experimentalmente o valor do coeficiente de atrito dediferentes superfícies e identificar e comparar o atrito estático e atrito cinético

3 MATERIAL UTILIZADO
Uma mola, um conjunto de pesos, suporte para mola com régua graduada em “mm”.


2 FUNDAMENTAÇÃOTEORICA
Sempre que duas massas ( corpos ) estão em contato, por mais lisas que sejam suas superfícies, existem rugosidades muito pequenas que acabam gerando o que se chama de Força de Atrito entre oscorpos.
Essa força é relacionada pelo coeficiente de atrito entre as massas. Porém, existem dois casos distintos para esse coeficiente, o estático e o cinético. O estático acontecendo quando osobjetos estão em repouso e o cinético quando há deslocamento.
A Força de Atrito é sempre paralela ao movimento, com sentido contrário, e ela nao depende da área de contato entre as superfícies, e sim docoeficiente de atrito ( este podendo ser o estático ou cinético como dito anteriormente) e da força normal que é a que faz a componente vertical com o contato.
De modo geral podemos equacionar a Forçade Atrito sendo Fat = μ . N, tal que:
μ = coeficiente, podendo ser estático ou cinético
N = Força Normal



4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente foi necessário montar o equipamento. Para issoseguimos uma foto a qual demonstrava que o dinamômetro deveria ficar na horizontal, fixo a um suporte, e uma superfície de madeira na qual colocaremos os objetos a serem testados.
Para o testeinicial, colocamos objetos até totalizar uma massa de 160g em cima do bloco de madeira, para que o dinamômetro medisse a Força de Atrito estático e então podermos calcular o coeficiente de atrito estático.Em seguida realizamos os mesmos passos, porém totalizando com massas de 237g, 307g, 381g respectivamente, e anotamos os resultados obtidos nas tabelas do item 5.
Em seguida foi realizado um teste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atrito
  • Atrito
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito
  • Atrito
  • Atrito
  • Atrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!