Atrito

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
Relatório VIII - Atrito

1. Objetivo:

Determinar a força de atrito estático e a força de atrito cinética entra as superfícies, com a utilização de um dinamômetro 2N. Identificar a dependência da força de atrito em relação as diferentes áreas de contato com as superfícies.

2. Instrumento / material utilizado:

- Bloco de Madeira;
- Dinamômetro de 2N;
- Plano inclinado (apenas comobase - utilização sem inclinação);
- Mesa de madeira;
- Tarugo;

3. Introdução Teórica:

A força de atrito se dá pelo atrito de duas massas (objeto), podendo ser de substâncias iguais ou diferentes, sempre com uma tendência ao movimento. A força é paralela ao movimento com sentido contrário. Para que haja força de atrito convenientemente terá que ter a força normal (N) que é a que faz acomponente vertical de contato; quanto maior a força normal, maior será o atrito.
A força de atrito não depende da área de contato entre as superfícies, apenas da natureza da superfície normal. Toda superfície tem um coeficiente de atrito, dentre os coeficientes está o estático e o cinético. E estático é quando uma força é aplicada sobre um objeto em uma determinada superfície e esse não se move. Nocinético o móvel está em movimento, porém ainda existe uma força contrária ao mesmo.

4. Procedimento da Experiência:

Este experimento foi realizado em etapas. Na primeira etapa o bloco de madeira estava sobre a mesa e foi puxado com uma força constante, pelo dinamômetro, apoiado em três superfícies diferentes do bloco, uma com menor área, outra com uma área maior e uma terceira com umasuperfície rugosa. Identificando então os coeficientes estáticos e cinéticos de cada um. Após foi colocado um tarugo sobre o mesmo bloco de madeira, e repetidas as três formas, só que com uma sobrecarga sobre o bloco de madeira. Fornecendo-nos também os coeficientes estáticos e cinéticos da força de atrito.
Em outra etapa, o mesmo bloco de madeira, foi colocado em cima de uma superfície lisa (planoinclinado, sem angulação), fornecendo uma superfície mais plana. Foram repetidos igualmente os experimentos, primeiro apenas o bloco de madeiras nas três diferentes superfícies e posteriormente o bloco de madeira com a sobrecarga do tarugo sobre ele, identificando os coeficientes estáticos e cinéticos da força de atrito atuante.
Também foi realizada uma coleta de dados:
Massa do tarugo = 50 gDinamômetro = 2N máximo
Bloco sem tarugo = 0,86 N
Bloco com tarugo = 1,38 N

4.1. Verificar experimentalmente que: µe > µk
O coeficiente de atrito estático é, em geral, superior ao coeficiente de atrito cinético. Pois é mais fácil manter o bloco de madeira em movimento do que retirá-lo do repouso para o movimento.
Coeficiente de atrito dinâmico ou cinético: presente a partir do momento queas superfícies em contato apresentam movimento relativo. Relaciona a força de atrito cinético presente nos corpos que se encontram em movimento relativo com o módulo das forças normais que neles atuam.
Coeficiente de atrito estático: determinado quando as superfícies em contato encontram-se em iminência de movimento relativo, mas ainda não se moveram. Relaciona a máxima força de atrito possível(com as superfícies ainda estáticas uma em relação à outra) com a(s) força(s) normal (is) a elas aplicada.

4.2. Faça um diagrama das forças indicando todas as forças que atuam sobre o bloco quando ele é puxado. Anote quais as forças indicados no dinamômetro.


Obs.: Independente da superfície de contato do bloco com a mesa, as forças atuantes serão as demonstradas no diagrama a cima: Peso(P), Normal (N), F (Força), Fat ( Força de atrito) e g (Gravidade) .

Dados encontrados no experimento:
Em cima da mesa:
Superfície menor: 0,24 N (Cinético) / 0,30N(Estático)
Superfície maior: 0,20 N (Cinético) / 0,30N (Estático)
Superfície Rugosa: 0,60N (Cinético) / 0,68N (Estático)
No plano inclinado:
Superfície menor: 0,20 N (Cinético) / 0,40N (Estático)
Superfície...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atrito
  • Atrito
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito
  • ATRITO
  • Atrito
  • Atrito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!