Atrito estático

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA





CLAUDIO ALEXANDRE SOARES SILVA
KELVIN FRANKLIN ALMEIDA SILVA
TAIS OLIVEIRA MATOS SILVA
VANESSA FARIAS DE OLIVEIRA
YUJI YAMAMURA





RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DE FISICA A:
FORÇA DE ATRITO






















SÃO CRISTÓVÃO - SE
24 DEOUTUBRO DE 2008


CLAUDIO ALEXANDRE SOARES SILVA
KELVIN FRANKLIN ALMEIDA SILVA
TAIS OLIVEIRA MATOS SILVA
VANESSA FARIAS DE OLIVEIRA
YUJI YAMAMURA









RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DO LABORATÓRIO DE FISICA A:
FORÇA DE ATRITO







Relatório apresentado ao professor Matheus Augusto L. da Silveira como parte nas avaliações da disciplina Laboratório de Física A, turma M5,da Universidade Federal de Sergipe.
















SÃO CRISTÓVÃO - SE
24 DE OUTUBRO DE 2008

Introdução

As forças de atrito têm uma grande importância em todos os processos que ocorrem na natureza. Elas se originam nas áreas de contato entre dois corpos.
O atrito com uma superfície depende da pressão entre o objeto e a superfície; quanto maior for a pressão maior será oatrito. O atrito é a componente da força de reação do plano sobre o bloco na direção do movimento, mas de sentido contrário. A outra componente é a força normal, perpendicular à superfície de contato. As duas componentes estão relacionadas pela equação, abaixo:

A letra representa o coeficiente de atrito entre superfícies em contato. A equação mostra que há uma relação de linearidade entre a forçanormal e a força de atrito, de fato, o gráfico de cresce linearmente até um valor máximo e, chamado coeficiente de atrito estático, a partir desse instante, o valor do coeficiente de atrito decresce e permanece constante (consideramos constante), chamamos de c, coeficiente de atrito cinético, havendo movimento entre os corpos.
Explicando detalhadamente o processo, podemos considerar o corporepresentado na figura abaixo:

Se o corpo é puxado, porém não consegue escorregar na superfície, significa que ele recebeu a ação de uma força de atrito que impede seu movimento. Essa força é denominada atrito estático. Nesse caso:
F = FAE
A força de atrito estático tem um limite máximo, denominado tem um limite máximo, denominado de força de atrito estático máximo.
FAEmax = μe . N


N é afora normal que o corpo troca com a superfície do apoio;
μe é o coeficiente de atrito estático.

O coeficiente é um numero adimensional que depende das rugosidades da face do corpo que está apoiada e da superfície de contato. Quanto mais áspero for o corpo ou a superfície maior será o coeficiente.
A força de atrito estático pode variar de zero ate seu limite máximo, em função da intensidade daforça aplicada. Então o corpo só deslizará na superfície quando a força F vencer o atrito estático.























Objetivos


Aprender a utilizar o dinamômetro não apenas para medir a força peso, mas também medir a força de atrito, dando ao instrumento uma dimensão maior quanto a sua utilização.
Calcular os coeficientes de atrito entre um bloco de madeira euma placa de vidro, a partir das medidas da força de atrito, quando no plano horizontal, e dos ângulos, quando no plano inclinado.
Calcular a incerteza da força de atrito.
Materiais e Métodos

Materiais: Placa de vidro, bloco de madeira, dinamômetro, massas aferidas, transferidor.

Métodos

Parte I: Plano Horizontal
Colocamos o bloco de madeira, preso ao dinamômetro, sobre a placa de vidro.Usamos então um dinamômetro para medir a força máxima para que o bloco continuasse estático. Para isso nós conectamos o dinamômetro ao bloco de madeira e aplicamos uma força paralela à superfície. Realizamos esse procedimento 5 vezes utilizando massas diferentes. Esquema abaixo:


Parte II: Plano Inclinado
Inicialmente colocamos um bloco de madeira sobre a placa de vidro horizontal e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atrito estatico
  • Atrito Estatico
  • Atrito estático
  • Atrito Estático
  • Atrito estático e Atrito cinético
  • Atrito Estático
  • Atrito estático e atrito cinético
  • Atrito estatico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!