atração e reteção

3648 palavras 15 páginas
1. INTRODUÇÃO
O recrutamento e a seleção são processos onde o colaborador tem o primeiro contato com a organização e, por isso, busca-se não apenas contratá-lo, mas conquistá-lo e prepará-lo para as atividades que serão exercidas no cargo almejado. Com uma maior frequência observam-se empresas investindo cada vez mais em seus processos de recrutamento e seleção. Isso também deve-se às necessidades de contratação cada vez mais rápidas e efetivas.
Segundo Chiavenato (2005), recrutamento é o conjunto de procedimentos que busca atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É através do recrutamento que a organização divulga e oferece ao mercado suas oportunidades. De acordo com Robbins (2005), a seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo. Já para John Ivancevich (1995), a seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe dentre diversos candidatos aquele que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.
Através deste trabalho, será possível propor atividades relacionadas à recrutamento e seleção, suas influências para a organização e as principais técnicas que podem ser utilizadas para atingir bons resultados. Desta forma, também poderemos aplicar a teoria estudada em sala, considerando a realidade empresarial.
Este trabalho é composto basicamente por cinco partes. A primeira parte possui uma breve descrição do cargo escolhido pelo grupo para realizar o recrutamento e seleção, bem como a imagem que será utilizada na divulgação da vaga. A segunda parte denominada Competências, apresenta as competências representadas na imagem escolhida e a sua descrição. A terceira parte, Recrutamento, identifica e justifica as técnicas de recrutamento escolhidas pelo grupo para a divulgação da vaga. A quarta parte, Seleção, identifica e justifica as técnicas de seleção para a escolha do candidato. Na quinta e última parte, Conclusão,

Relacionados

  • Atmosfera com a fonte da matéria
    333 palavras | 2 páginas
  • Redutor de velocidades
    9503 palavras | 39 páginas
  • GOFFMANErvingmanicomiosPrisoeseConventos
    130447 palavras | 522 páginas