ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE COLABORADORES QUALIFICADOS EM INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS

10886 palavras 44 páginas
ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE COLABORADORES QUALIFICADOS EM INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS

Daniela Soares da Silva
Prof. Ismael Guilherme Christiano Netto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 1686) – Trabalho de Graduação
28/11/2013

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo discutir e apresentar soluções para a atração e retenção de talentos em entidades sem fins lucrativos. Essas instituições fazem parte do terceiro setor, sendo associações, sindicatos, entidades sociais, culturais, recreativas, etc. Trata-se de um tema que reflete a atual conjuntura e os desafios que essas organizações enfrentam ao contratar e manter funcionários qualificados para o trabalho ao qual a entidade é destinada. A grande rotatividade de funcionários no setor é preocupante, pois interfere no desenvolvimento dos trabalhas, podendo até mesmo incorrer no insucesso de um projeto. A necessidade de se discutir esse tema é fundamental para a qualidade do atendimento, integração e sobrevivência dessas organizações, que precisam contar com profissionais preparados para atender a este mundo de trabalho que, apesar de não possuírem finalidades lucrativas, devem apresentar resultados positivos para obter recursos para sua subsistência e cumprir com seus objetivos e fins.

Palavras-chave: Terceiro setor. Gestão de Pessoas. Motivação. Organizações. Benefícios. Treinamento. Remuneração. Recursos humanos. Profissionalização. Globalização.Qualidade de vida no trabalho

1. INTRODUÇÃO

As instituições sem fins lucrativos têm como objetivo desenvolver atividades para atender as necessidades da sociedade, ou seja, "[...] elas fazem algo muito diferente das empresas ou do governo", sendo que "[...] não fornecem bens ou serviços, nem controla"; "[...] são agentes de mudança humana" (DRUCKER, 2012:XIV). Para melhor entender sobre do que se trata o terceiro setor, vamos a uma definição clara do tema:

Trata-se de organizações de natureza privada e finalidade

Relacionados

  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas