atransformação da paisagem em minaçu-Go

893 palavras 4 páginas
A transformação da paisagem na cidade de Minaçu-Go

Thalita Aguiar Siqueirai
Aguiarthalita29@gmail.com

Resumo: este trabalho ira apresentar as transformações ocorridas na paisagem da cidade de Minaçu no estado de Goiás, onde através do trabalho de campo realizado no período de 19 a 21 de setembro de 2013. Foi possível observar as diferentes formas de transformação da paisagem e como os indivíduos que pertencem a esta região percebem as modificações da paisagem ao seu redor.
Palavras chave: transformações, paisagem, trabalho de campo.

Introdução

“Na qualidade de sujeitos ativos do jogo evolutivo, acumulamos imensos poderes de transformação do mundo.” (HARVEY, 2011). Durante nossa existência somos agentes transformadores do0 espaço de diversas formas, nossa interação com o mundo a nossa volta e as necessidades do homem fazem com que modifiquemos principalmente o espaço físico para atender a essas necessidades, isso faz com que haja lutas pela dominação do território seja por questões de identidade, quando um povo se identifica com a paisagem a sua volta e cria raízes nesta terra, ou por questões meramente econômicas.
“Assim, associar ao controle físico ou dominação “objetiva” do espaço uma apropriação simbólica, mas subjetiva, implica discutir o território enquanto espaço simultaneamente dominado e apropriado, ou seja, sobre o qual se constrói não apenas um controle físico, mas também laços de identidade social. ”(HAESBAERT, 2009).

Objetivos

A compreensão do processo de transformação da paisagem na cidade de Minaçu no estado de Goiás. Onde se dá por dois fatores principais: a construção das usinas hidrelétricas de serra da mesa e de cana brava juntamente com a exploração de amianto feita pela SAMA, minerações associadas que traz como conseqüência o crescimento da área urbana da cidade.

Metodologia

O projeto de trabalho de campo teve o seu desenvolvimento no município de minaçu no estado de Goiás. Foi

Relacionados

  • atransformação da paisagem em minaçu-Go
    893 palavras | 4 páginas