Atpsq

2211 palavras 9 páginas
- IDENTIFIQUE QUAIS OS GASES QUE COMPÕEM A ATMOSFERA E SUAS RESPECTIVAS CONCENTRAÇOES (porcentagem no ar). DESCREVA PELO MENOS UMA APLICAÇÃO DE CADA GÁS.
A análise de uma amostra de ar colhida ao nível do mar,acusa em média, a seguinte composição percentual:
Nitrogênio(N2)- 78,084%, Oxigênio(O2)- 20,948% , Argônio(Ar)- 0,934%, Gás carbônico(CO2)- 0,031%, Neônio(NE)- 0,001818%, Hélio(HE)- 0,000524%, Metano(CH4)- 0,0002%, Criptônio(Kr)- 0,000114%, Hidrogênio(H2)- 0,00005%, Xenônio(XE)- 0,0000087%. Também há traços de óxido de nitrogênio(NO,NO2,N2O), monóxido de carbono(CO), ozônio(O3), amônia(NH3), dióxido de enxofre(SO2) e sulfeto de hidrôgenio(H2S).
Aplicações dos gases:
Nitrogênio: Sendo um gás inerte, tem utilização garantida na fabricação de aço e semicondutores, na industria química e de análise, na purga de lineôniohas e tanques, entre outros.
Oxigênio: É utilizado em todos os campos da industria e pesquisa; na fabricação de aço; solda, corte e produtos químicos; no tratamento de esgoto; em tratamentos médicos; fabricação de vidros; papel e até como gás oxidante para combustível de foguetes.
Argônio: Na medicina é utilizado em forma de laser em cirurgias; devido a sua ação anticorrosiva é aplicado em lampadas incandescentes, para evitar a corrosão do filamento de tungstênio. Gás carbônico: É usado comercialmente em algumas bebidas(carbonatadas), e também em extintores de incêndio.
Neônio: É muito útil em laboratório na forma de detector de íons; quando misturado com argônio dá origem a válvulas para raio-x; nos sensores ultra-sensíveis de infravermelho na forma líquida;etc.
Hélio: É um gás monoatômico usado em industrias de alta tecnologia, como na fabricação de semicondutores, soldas especiais e no enchimento de balões.
Metano: É chamado de biogás e usado como combustível de veículos e nas industrias(nas caldeiras).
Criptônio: É utilizado na medicina em cirurgia a laser.
Hidrogênio:É utilizado na fabricação de amônia; produtos

Relacionados

  • Atpsq
    409 palavras | 2 páginas