ATPSparte1

861 palavras 4 páginas
Faculdade Anhanguera
Sistemas de Informação 4º Semestre – Programação de Banco de Dados
ATPS – Tiago Merli

Daniel Carlos Horácio 6453339648
Henrique Brisola 9092482676
Jaqui Kaiser 6662420324
Jessica Jardim 6820438457
Luiz Paulo de Oliveira 6610315884

São Paulo, 29 de Setembro de 2014
Modelo Entidade Relacionamento
Em engenharia de software, um modelo entidade relacionamento (modelo ER) é um modelo de dados para descrever os dados ou aspectos de informação de um domínio de negócio ou seus requerimentos de processo, de uma maneira abstrata que em última análise se presta a ser implementada em um banco de dados, como um banco de dados relacional. Os principais componentes dos modelos ER são entidades, os relacionamentos que podem existir entre eles, e o banco de dados.
Um modelo entidade relacionamento é uma maneira sistemática de descrever e definir um processo de negócio. O processo é modelado como componentes que são ligadas umas as outras por relacionamentos que expressam as dependências e exigências entre elas. Entidades podem ter vários atributos que os caracterizam. Diagramas criados para representar graficamente essas entidades, atributos e relacionamentos são chamados de Diagramas Entidade Relacionamento.
Projeto Conceitual
Tendo realizado entrevistas com o cliente e/ou usuário(s) para determinar suas necessidades de informação e definido qual o problema ser resolvido, ou seja, tendo determinado as fronteiras que delimitam e restringem o pequeno mundo a ser modelado, então se deve seguir roteiro para se determinar uma primeira versão do DER (Diagrama ER), que pode ser descrito pelos seguintes passos:
Determinar os Tipos de Entidades
Determinar os Tipos de Atributos das Entidades
Determinar os Identificadores de Entidades
Determinar os Tipos de Relacionamentos
Determinar os Tipos de Atributos dos Relacionamentos
Determinar as Cardinalidades Mínima e Máxima
Determinar as Abstrações de Dados

Alguns cuidados devem ser tomados durante a

Relacionados