atpsmatematicafinanceira

2610 palavras 11 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA

CURSO:
ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: Matemática Financeira

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ALUNOS:
ALEXANDRE DEVAI JUNIOR RA: 26947468002
ANA CLAUDIA DOS SANTOS. RA: 6926422695
KAILENE SILVA DE OLIVEIRA. RA: 6791379821
WALLISON CHRISTIAN CORREIA DA SILVA RA 6987485309

TUTOR:
WILIAN DA FONSECA DANTAS
TAGUATINGA-DF
2014
Introdução

A matemática financeira tem como objetivo principal estudar o valor do dinheiro em função do tempo. Este conceito, aparentemente simples, tem vários detalhes quanto à forma de estudo do valor do dinheiro no tempo.

CONCEITO E FUNDAMENTO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA

Matemática Financeira tem com o principal objetivo estudar o dinheiro no tempo é uma ferramenta indispensável dentro das empresas, e no cotidiano de todos, possibilita investimento seguros e confiáveis, auxiliando na tomada de decisão no que tange a aplicação do dinheiro ou na aquisição de bens, devido à velocidade com que a informação está atingindo a todas as pessoas, torna-se uma ferramenta indispensável a todos aqueles que convivem nas empresas, bem como a todos que necessitam entender o cotidiano nos setores comerciais.
No livro Matemática Financeira Puccini (2004 p 4) cita como três objetivos da matemática financeira.
“a transformação e o manuseio de fluxos de caixa, com a aplicação do taxa de juros de cada período, para se levar em conta o valor do dinheiro no tempo; a obtenção da taxa interna de juros que está implícita no fluxo de caixa; a análise e a comparação de diversas alternativas de fluxo de caixa.
HP 12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A HP 12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.
JUROS COMPOSTOS E JUROS SIMPLES

Para bem definir juros podemos dizer que é o rendimento de uma aplicação financeira, valor

Relacionados