Atpsestatistica 141014124251 Conversion Gate01

2730 palavras 11 páginas
FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP DE AQUIDAUANA – MS
CURSO: Administração
DISCIPLINA: Estatística

ALUNOS

Profª. Ma. Renata Dalpiaz

INTRODUÇÃO O estudo à Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Analisa parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.
Esta ciência nos fornece técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, tem por objetivo extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.
Embora recente na área de pesquisa, a Estatística remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após a idade média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com a difusão de doenças endêmicas, que poderiam devastar populações e, também, acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes, por sua vez, viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.
Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio

Relacionados