ATPSat Estatistica Aplicada

2035 palavras 9 páginas
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Unidade 3

Disciplina Estatística Aplicada
Atividade Prática Supervisionada

Tecnologia em Gestão Financeira

Tutora Presencial e EAD

CAMPINAS/ SP
2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
ETAPA 1 4
ETAPA 2 6
ETAPA 3 9
ETAPA 4 13
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 17

INTRODUÇÃO

Estatística é um ramo das matemáticas aplicadas cujos princípios derivam da teoria das probabilidades e que tem por objeto o estudo, bem como o agrupamento metódico, de séries de fatos ou de dados numéricos. A Estatística é também um conjunto de métodos e técnicas que ajudam na tomada de decisão, sob a presença de dúvidas e incertezas. Esta pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome diferenciado. Como por exemplo: Bioestatística, responsável pela área biológica.

ETAPA 1 Estatística Aplicada à Gestão Financeira

Para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a dúvidas, o uso da Estatística vem ao encontro para suprir a necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos e exatos.
A maioria dos dados obtidos por pesquisas e divulgadas em meios de comunicação são baseados em dados e estudos estatísticos.
Para a gestão de empresas, é importante termos a estatística como aliada, pois instituições podem definir melhores suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.
Outro fator aliado a estatística é a tecnologia, que vem se desenvolvendo desordenadamente nos últimos anos, facilitando a coleta e análise de dados. O foco da estatística é acompanhar a evolução humana, pois cada experimento lançado no mercado, passa pelos experimentos e avaliações, seja ele na obtenção de informações a respeito da procura e demanda ou na aprovação do

Relacionados