atps785

12232 palavras 49 páginas
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Professor: Odair Corrêa do Nascimento

OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

Generalidades

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão da consecução dos objetivos da contabilidade, que, como vimos, consistem em apresentar informação estruturada para os usuários.

Princípios versus Objetivos Assim, nunca se deve confundir Princípios Fundamentais de Contabilidade com os objetivos ou com o objeto da Contabilidade.

Objetivo..........................................é informar os usuários Objeto.............................................o Patrimônio das entidades

Os princípios são a forma, o meio e a estrutura de que a disciplina se utiliza para chegar aos objetivos ou, às vezes, para melhor entender o que vem sendo praticado há muito tempo.

Placas de Direção
Os Princípios são como grandes placas de direção e atenção de uma rodovia moderna. O objetivo é o lugar ou cidade onde pretendemos chegar. Eventualmente, mas com muito maior possibilidade de erro, poderíamos chegar quase que sem sinalização. Os Princípios Fundamentais, na Contabilidade, exerce a mesma função. São “guias” de direção que, devidamente observados, vão nos levar aos objetivos desejados, sem grandes problemas, sem desvio de rota, sem entrar na variante ou rodovia errada e, às vezes, quando a cidade (objetivo) é grande demais “objetivos complexos” vão nos ajudar a acessar o lado certo da cidade: Centro, Zona Sul, Zona Norte etc.
Aliás, toda a Contabilidade nada mais é do que um gigantesco painel de indicadores, no que se refere ao gerenciamento de uma entidade. Mais uma vez, entretanto, não se pode nunca esquecer que o próprio sistema de informação é um meio, um instrumento, um indicador, por mais importante que possa ser. A expressão genérica Princípios Fundamentais de Contabilidade engloba conceitos diferenciados e que podem ter hierarquia

Relacionados