Atps

Páginas: 11 (2601 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Literatura Infantil: Abertura para a formação de uma nova mentalidade
Apesar de sermos cidadãos de Terceiro Mundo, em face da realidade concreta e desafiante, torna-se cada vez mais urgente uma nova reflexão sobre a Educação e o Ensino, desde os anos 70 e 80, as experiências, debates e propostas para reformas educacionais vem se multiplicando de maneira significativa, principalmente no âmbitoda Língua e da Literatura. Porém há atitudes em face do problema que divergem, e uma das perguntas mais frequentes que se ouve é: haverá lugar para a literatura infantil nesse mundo da informática que nos invadiu com força total? Sim. A literatura, e em especial a infantil tem uma tarefa fundamental a cumprir nessa sociedade em transformação. É ao livro, a palavra escrita, queatribuímos a maior responsabilidade na formação de consciência de mundo das crianças e dos jovens. O impulso para ler, para observar e compreender o espaço em que vive e os seres e as coisas com que convive, é condição básica do ser humano. Ao estudarmos a história das culturas e o modo pelo qual elas foram sendo transmitidas, verificamos que a literatura foi o seu principal veículo. Literatura oral ouliteratura escrita foram as principais formas pelas quais recebemos a herança da Tradição que nos cabe transformar. É no sentido dessa transformação necessária e essencial que vemos na literatura infantil o agente ideal para a formação da nova mentalidade que se faz urgente.
A escola, espaço privilegiado para o encontro entre leitor e o livro
A escola é hoje, espaço privilegiado, que emdeverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira mais abrangente do que quaisquer outros, eles estimulam o exercício da mente. No que diz respeito às atividades com a literatura e a expressão verbal, o espaço-escola deve se diversificar em dois ambientes básicos: o de estudos programados e o de atividades livres. Essadualidade de ambientes corresponde às duas faces básicas da formação visada: a que exige do educando a assimilação de informações e conhecimentos, e a que deve estimular ou liberar as potencialidades específicas de cada um deles.
Pressupostos para um projeto de ensino/estudo da literatura infantil
Concepção da criança como um ser educável: o ser humano é (ou deve ser) um aprendiz de cultura,enquanto dura o seu ciclo vital.
Certeza de que a escola é o espaço privilegiado, em que devem ser colocados os alicerces do processo de autorrealização vital/cultural, que o ser humano inicia a infância e prolonga até a velhice.
Geleia Geral x Literatura Infantil x Formação de nova mentalidade
O ensino da literatura infantil está em constante mudança, pois as literaturas mudam de acordo com asociedade. O professor/educador precisa estar atento a essas mudanças,para assim reorganizar e “adaptar” os seus próprios conhecimentos, e deixar que o gosto pela literatura não se perca.
O que determina a temática e as peculiaridades das literaturas de ontem e de hoje são os chamados “valores novos” e “valores tradicionais”. Os valores tradicionais evidenciam valores como: Espíritoindividualista, obediência absoluta a autoridade, sistema social findado na valorização do ter e do parecer,acima do ser;moral dogmática,sociedade sexófoba, reverência pelo passado,concepção de vida fundada na visão transcendental de condição humana,racionalismo,racismo,a criança como adulto em miniatura. Os valores tradicionais mostram uma sociedade individualista onde “super-homens” se tornampadrões a serem imitados pelas crianças e a autoridade tem o poder absoluto, com regras rígidas, que notamos até na literatura infantil, com exemplos de certo/errado e bom/mau.Em relação a sociedade e a família, o tradicional evidencia o papel do homem como chefe da casa e recai sobre a mulher a responsabilidade pelo comportamento dos filhos. O tradicional tenta explicar racionalmente o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps
  • ATPS
  • atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!