Atps

Páginas: 2 (316 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
Câncer de Pulmão

Zamboni mauro (jornal pneumol 2002;28 (1) : 41-7) iniciou sua pesquisa procurando se aprofundar ao maximo, descobrindo que de doença rara no inicio do século XX, tornou-se aneoplasia mais letal em todo o mundo.
Essa mudança tomou grandes proporções na segunda década do século, quando se notou que o numero de casos vinha aumentando em todo o mundo.
O motivo desseaumento nos casos, ainda era desconhecido pelos órgãos públicos de varias nações.
Foram necessários mais de 10 anos para que os trabalhos de Doll e Hill convencessem o publico e as autoridadesde que o tabagismo era a mais importante causa da doença.
O câncer de pulmão é dividido em quatro diferentes tipos: escamoso, adenocarcinoma, carcinoma de pequenas células e carcinoma degrandes células. Os mais comuns que atingem a grande população são: Adenocarcinoma é mais comum em mulheres, especialmente fumantes, e tem uma tendência a produzir formações de muco/escarro nas viasaéreas menores. Carcinoma também conhecido como (carcinoma epidermóide) ocorre com mais freqüência em homens e em idosos de ambos os sexos, mas é raro em não fumantes.
Atualmente, sabe-se quetanto o carcinoma quanto a adenocarcinoma estão relacionados com o tabagismo.
Para determinar o tratamento mais adequado, são definidos ‘estágios’ para os cânceres, o que significa classificara gravidade da doença do paciente.
* Estágio I: o câncer está presente somente em uma parte do pulmão

* Estágio II: a doença se disseminou para os gânglios linfáticos ou tecidospróximos, por exemplo, para a parede torácica

* Estágio III: o câncer se disseminou de forma mais extensa dentro do tórax e, em geral, para os gânglios linfáticos maiores

* Estágio IV: ocâncer se disseminou para outras partes do corpo, por exemplo, para o fígado ou ossos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Jornal Pneumol 28(1) – Jan-fev de 2002

Global Lung Cancer coaltion...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps
  • ATPS
  • atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!