ATPS

Páginas: 8 (1810 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;
Os princípios da administração científica de Frederick Taylor 
Taylor nasceu nos Estados Unidos em 20 de março de 1856 e é considerado o pai da Administração em suas bases científicas. Iniciou suacarreira como operário e depois como engenheiro, chegando a ocupar cargos em altos postos nas empresas norte-americanas. 
Como tinha larga experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas. 
No seu principal livro, Os Princípios da Administração Científica,publicado em 1911, Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas. 
Sua grande contribuição teórica reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão de autoridade e supervisão ao nível de linha (autoridade vertical). 
A seguir descrevemos os principais pontos de sua teoria: 
- princípios científicos emsubstituição ao empirismo: com o objetivo de instituir a prática administrativa científica, baseada em princípios e não no processo de tentativa sob risco; 
- divisão do trabalho: determinando, através das regras básicas, a divisão em diferentes etapas das diversas atividades; 
- divisão de autoridade e responsabilidade: distinguindo as tarefas de planejamento e direção daquelas referentes àexecução do trabalho; 
- treinamento e seleção do trabalhador: permitindo a qualificação do trabalhador mediante seleção e aperfeiçoamento técnico; 
- coordenação entre as atividades: articulação da atuação dos trabalhadores com os supervisores e administradores; 
Taylor tem sua importância por ter sido um dos precursores da importância do papel da ciência na Administração. 

A teoria de Henry Fayol Henry Fayol nasceu na França em 1841 foi o autor do livro Administração Industrial e Geral, que foi editado em 1916. 
Fayol buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa, ao contrário de Taylor que se dedicou mais as questões relativas à linha de produção. 
Na verdade as teorias de Taylor e Fayol se complementam, não obstante suas abordagemdiferentes. 
O fundamento da teoria de Fayol tem base em seis funções básicas existentes na empresa, definidas por ele da seguinte maneira: 
1. Função técnica: corresponde à atividade produtiva da empresa. 
2. Função comercial: abrange as tarefas de compra de mercadorias, matéria-prima, materiais de consumo, etc necessárias ao desenvolvimento das atividades da empresa, assim como a venda dos bens ouserviços por ela produzidos. 
3. Função financeira: referente à atividade de obtenção e gerência dos recursos financeiros, em termos de dinheiro ou crédito. 
4. Função contábil: classificação e registro dos fatos econômico - financeiros ocorridos na empresa, com o objetivo de apurar seus bens, direitos e obrigações, lucros ou prejuízos. 
5. Função de segurança: visa a salubridade dostrabalhadores, condições de iluminação, temperatura e prevenção de acidentes e à proteção de materiais, segurança de equipamentos, instalações e construções, normas, etc. 
6. Função administrativa: refere-se ao trabalho de gerência, direção e controle das atividades para que a empresa possa atingir de forma racional seus objetivos, que na visão de Fayol, é a mais importante, pois esta função direciona ecomanda todas as outras. 
Fayol também elaborou quatorze princípios administrativos que ao serem aplicados devem levar em conta a realidade de cada empresa: 
1. Divisão de trabalho: tanto em termos de tempo como de espaço, estudando as fases e etapas de um mesmo trabalho; 
2. Autoridade e responsabilidade: posição na empresa e qualificação; 
3. Disciplina: mediante regras de subordinação aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps
  • ATPS
  • atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!