ATPS O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

2797 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
PROFESSOR (A): EDILENE XAVIER ROCHA
TUTOR (A): ELIANA FREITAS
POLO PRESENCIAL: FORTALEZA/CE

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Adriana Campelo - 425812
Ana Kécia Oliveira - 429976
Cristiana Ribeiro - 407249
Daniele Matias – 439640
Kércia Oliveira - 429991

Fortaleza/CE, Junho de 2013.
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o serviço social contemporâneo; fazer uma análise dos tempos, mostrar os desafios neste tempo de divisas; estamos na era do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Mais uma vez este tempo traz como desafio ao assistente social a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável, mostrando que não há facilidades. Aumenta ainda, contudo, a exclusão social de jovens, mulheres e crianças. Iremos também abordar sobre o mercado de trabalho do assistente social e o processo de trabalho em que lhe insere.

ETAPA 01 – MUDANÇAS QUE ACONTECERAM NA PROFISSÃO AO LONGO DOS ANOS E A LIGAÇÃO DESSAS MUDANÇAS COM AS QUESTÕES SOCIAIS VIVENCIADAS.
Entre a década de 1970 e 1980 o processo sócio-político brasileiro necessitava de um posicionamento político com relação aos interesses sociais na construção de uma ordem societária mais justa democrática e garantidora de direitos universais, pois de um lado existia a classe dominante (Estado e Instituições) e do outro os trabalhadores (classe menos favorecida). Os A.S eram quem intermediavam os interesses das mesmas, daí então começou a ser questionada a realidade da profissão.
Em contrapartida houve O CONGRESSO DA VIRADA com o objetivo de discutir a política social voltada ao Serviço Social, que antes era conservadora e atendia exclusivamente os interesses das classes dominantes. Marcado por grandes transformações e mudanças as melhorias foram propostas pelos próprios profissionais, diversos movimentos sociais

Relacionados