ATPS I

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 16 de junho de 2015
 FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS



1º SEMESTRE DE direito
MATUTINO








Marcia moreira balbino
RA: 3231545148

LANA RAFAELLA GOMES RODRIGUES
RA: 9859525199

VIVIANE PEREIRA DE SOUZA
RA: 9024456287









Rondonópolis
2014/2











ATPS

ETAPA 01










Trabalho apresentado ao Curso de DIREITO da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis, para a disciplina Ética e Filosofia.Profª Leonço.






Rondonópolis
2014
A VIDA, A MORTE, A LIBERDADE, A IGUALDADE.

O aborto de fetos anencéfalos, não deveria nem ser pensado, mas antes de ser realizado tem que ser analisado em todos seus ângulos e parâmetros, pois é uma vida que vão tirar do seu percurso natural.

Na Vida se encontra a motivação em tudo que a humanidade produz. Pois o Direito existe para que desfrutem dessemilagre da existência. A pessoa é o ser humano capaz de conferir valor e significado a própria existência. A Vida é um ciclo ininterrupto iniciado na fecundação e que se deve perdurar sem interferência até o seu termo natural, que é a Morte. Toda Vida humana interrompida suscetível de vulnerar ou atalhar essa trajetória, caracteriza uma ataque a Vida. Por isso se há punição para homicídio,infanticídio, aborto e induzimento ao suicídio. Todo ser humano tem o dever de tutelar a Vida em todas as hipóteses.
Houve uma discussão na Assembleia Nacional Constituinte em 1987, com vista a se qualificar a Vida há qual não prosperou se pretendia que a inviolabilidade a existência consagrada na Constituição da Republica Federativa do Brasil contemplariam a Vida Digna. Protegendo apenas a Vida Digna eabrindo espaça para se fala da Vida Indigna, sendo uma delas a Anencefalia. Sendo que foi arrendado pelo constituinte ao consagrar a Vida. Pura e Simples. Milagrosa e Mágica. Mas Vida Humana.
O Direito vem continuamente a discutir a questão do aborto. Antes de se manifestarem por impulso, por intuição, por simpatia pela causa, se tem que refletir sobre o que a Vida representa.
Quando um óvulo éfecundado, tem origem a Vida e um ser integral e completo surgirá ao termo de nove meses. A ninguém é conferido o direito de mata-lo.

Jerôme Lejeune ao comtemplar uma criança por nascer, oferece argumentos em favor da Vida: ”Sabemos com certeza toda informação que definirá a um individuo, se toda essa informação não tivesse já completa desde o principio, não poderia existir, porque nenhum tipo deinformação entra em um ovo depois de sua fecundação, este minúsculo embrião, no sexto ou no sétimo dia, com somente um milímetro e meio de tamanho, toma imediatamente o comando das operações. É ele, e só ele, quem detém a menstruação de sua mãe, produzindo uma nova substancia que obriga o corpo amarelo do ovário se por em marcha; tão pequenino como é, é quem, por uma ordem química, força sua mãe aconservar sua proteção. Uma sociedade que mata seus filhos, perde sua alma e sua esperança...”

Se impuser a reconhecer que “sacrificar a Vida, impedi-la de vir a luz, abreviá-la, não é só contra o direito, mas também contra a moral. E moral, é bom recordar o óbvio, é a capacidade para enfrentar a vida frente a desmoralização, formação do caráter individual, que leva os sujeitos a enfrentar a vidacom um elevado estado de animo. Esta é a era da historia humana em que se assiste ao pôr do sol do dever kantiano, a morte dos imperativos categóricos, o ocaso da coação de que não pode se livrar o humanismo, submetido a logica do ‘politicamente correto’”.
Chega-se ao ponto de partida para a reflexão sobre a vida. A vida é algo de valor tão incomensurável, que chega a não haver sentido em sedebater o valor que se deva conferir a vida.

“O que temos de comum entre nos é a capacidade de valorar nossa vida e a dos outros, mesmo que os motivos para tanto sejam ou possam parecer bem diferentes. Penso que essas características até simples, ou mesmo formais, da personalidade, a capacidade das pessoas de conferir valor a sua vida, podem nos revelar, em muitos sentidos, o que significa tratar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS I
  • ATPS FÍSICA I
  • Atps fisica i
  • ATPS Fisica I
  • Atps i fisica fac
  • Atps calculo i
  • Atps fisica i anhanguera
  • ATPS MULTIDISCIPLINAR I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!