ATPS_Treinamento e Desenvolvimento

4441 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Disciplina: Gestão de Pessoas
Professora Ma. Mônica Satolani

São Paulo
2014
GESTÃO DE PESSOAS O mundo do trabalho exige, cada vez mais, profissionais capazes de atuar em ambientes altamente dinâmicos e adversos. Cobrança esta imposta para todos os profissionais e organizações das mais diferentes esferas e setores da sociedade. A percepção dessa crescente demanda está fundamentada em indicadores de desenvolvimento permeados por momentos de crises onde, o profissional de recursos humanos precisa ser capaz de equilibrar as tomadas de decisão da organização bem como orientar seus gestores bem e seus demais trabalhadores.
Assim, a área de Recursos Humanos tem sido, cada vez mais, considerada um grande diferencial diante de um mundo globalizado. Isto porque, dado seu enfoque e objeto, o trabalhador, é a mais capacitada para lidar com os processos de mudança, tanto no que tange a gestão do dia-a-dia da organização como suas decisões mais estratégicas.
Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes. Nota-se também que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.
Observa-se que existe um grande esforço no sentido de mudar do antigo modelo burocrático para um modelo de gestão gerencial que em muitos casos grandes avanços aconteceram, como por exemplo, a introdução de novas técnicas orçamentárias, descentralização administrativa de alguns setores, redução de hierarquias, implementação de instrumentos de avaliação de desempenho organizacional.
A real vantagem competitiva no

Relacionados