ATPS TEZUKA 3E4

2296 palavras 10 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

Curso: Ciências Contábeis

Nomes: Fabiana Duarte de Souza – RA: 5204943137
Letícia Baptista de Souza – RA: 4297831651

ATPS Gerenciamento Estratégico de Custos

Trabalho apresentando a 3° e a 4° etapa, das atividades praticas supervisionadas.

Prof.° Alberto Tezuka

Bauru/SP
Novembro/2014
1. INTRODUÇÃO
O ponto de equilíbrio representa o nível de volumes de vendas no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos totais.
O sistema ABC deve ser entendido como um complemento dos sistemas tradicionais de custos.
Com o objetivo de atingir um custo total que viabiliza o preço e o lucro predeterminados, foi obtido o custo meta pela subtração de um preço estimado da margem de lucratividade desejada.
Com o objetivo de reduzir o custo total do ciclo de vida de um produto, os esforços devem ser concentrados nas atividades que ocorrem anteriormente ao inicio da sua produção. A maioria das empresas industriais adota esse procedimento ao efetuar a analise do custo do ciclo da vida ao apurar o seu custo meta.

2 PONTO DE EQUILÍBRIO
O ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas no qual a receita da empresa será igual aos seus gastos totais. A receita que corresponde aos gastos totais da empresa é chamada de Receita Equilíbrio. A consequência é que qualquer nível de vendas inferior ao ponto de equilíbrio significara perdas, representando, inversamente, lucros, quaisquer níveis de venda que excedam a Receita de Equilíbrio.
2.1 DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EQUILÍBRIO
O ponto de equilíbrio pode ser determinado mediante procedimento gráfico ou do procedimento aritmético.
2.2 PROCEDIMENTO GRAFICO
No procedimento gráfico, as receitas, os gastos fixos e variáveis são demostrados no eixo vertical, e o volume na linha horizontal. O ponto de equilíbrio é aquele na qual a linha da receita intersecciona a linha de gasto total.
2.3 PROCEDIMENTO ARITIMETICO
O método aritmético de determinação da Receita de Equilíbrio perde

Relacionados