Atps texto narativo e descritivo

745 palavras 3 páginas
Etapa 3 passo 2
Texto Narrativo

O texto narrativo relata fatos e acontecimentos reais (algumas notícias de jornal) ou imaginários (obras literárias), situados no tempo.

- Características:
Emprego frequente dos tempos verbais no pretérito (falou, aconteceu);
Presença de uma ou mais personagens, ações e cenários;
Insistência nas indicações temporais (antes disso, depois etc.);
Presença de diálogos (discurso direto, discurso indireto etc.), embora não seja regra.

Exemplos:

MENINO DE 6 ANOS É SUSPENSO POR ASSÉDIO
Um menino de seis anos foi punido com uma semana de suspensão pela diretora de sua escola por ter dado um beijo no rosto de uma colega em Lexington, Carolina do Norte, costa leste dos Estados Unidos.
Johnathan Prevette disse que a menina lhe pediu um beijo e ele deu, "numa expressão de carinho e amizade" , de acordo com a mãe, Jackie Prevette.
A porta-voz das escolas públicas de Lexington, Jane Martin, apoiou a diretora: "Ela agiu conforme o regulamento, que é do conhecimento dos pais".
O código de comportamento nas escolas de Lexington proíbe "assédio sexual" entre estudantes. Prevette diz que vai lutar para mudar o regulamento para menores de nove anos. :
Além de ter sido suspenso, Johnathan também não vai à "festa do sorvete", em homenagem aos alunos da primeira série, como ele, com bom comportamento - o que não é o seu caso, segundo a escola. (Folha de S. Paulo, 1996)

Era pela segunda vez que o gato chinês ainda morava em Xangai.

Um dia quando passava pelas ruas de Xangai avistou uma gatinha por quem se apaixonou mas por não ser sua namorada se magoou.
Pensava nela todo dia, mas ela não aparecia.
Quando já estava desiludido foi almoçar em frente a um restaurante chinês e pela segunda vez a avistou e seu mundo clareou.
Ele chamou ela pra jantar e conversaram durante muito tempo, mas por não terem onde dormir dormiram ao relento.
Ao acordar foram passear na cidade na maior felicidade.
Depois foram ao campo de flores

Relacionados