Atps Termodinamica

Páginas: 10 (2293 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
TERMODINÂMICA.
ETAPA 1.
Passo 1(equipe).
1- Pesquisar como funciona o sistema de refrigeração de um motor de combustão interna, qual é o tipo de substância utilizada como líquido de arrefecimento e quais as suas propriedades.
Há dois tipos de sistemas de arrefecimento encontrados em carros: arrefecimento a líquido e arrefecimento a ar.
Arrefecimento a líquido;
O sistema de arrefecimento alíquido faz circular um fluido por mangueiras e partes do motor. Ao passar pelo motor quente o líquido absorve calor, resfriando o motor. Depois que o fluido deixa o motor ele passa por um trocador de calor, ou radiador, que transfere o calor do fluido para o ar que passa pelo radiador.
Arrefecimento a ar;
Alguns carros mais antigos (o Fusca e seus derivados, por exemplo) e uns poucoscontemporâneos usam motores refrigerados a ar. Em vez de haver um líquido circulando pelo motor, o bloco e o cabeçote são dotados de aletas que aumentam a área de absorção de calor e de contato com o ar, conduzindo o calor para longe do motor. Uma potente ventoinha força o ar sobre essas aletas, que resfriam o motor ao acelerar a transferência de calor para o ar. Quando o motor é exposto ao fluxo de ar,como nas motocicletas, a ventoinha pode ser dispensada.
A água é um dos fluidos mais eficazes na conservação de calor, mas ela congela numa temperatura muito alta para ser usada em motores de automóveis. O fluido que a maioria dos carros usa é uma mistura de água e etileno-glicol (C2H6O2), também conhecido como aditivo de radiador ou anticongelante. Adicionando-se etileno-glicol à água, os pontosde ebulição e de congelamento melhoram significativamente.
Água pura = 50/50
C2H6O2/Água = 70/30
C2H6O2/Água = Ponto de congelamento -0º C -37º C -55º C Ponto de ebulição 100º C 106º C 113° C
Passo 2 (Equipe).
2- Comparar a quantidade de água e de ar necessárias para proporcionar a mesma refrigeração a um motor de automóvel.
Resposta:
O calor sensível depende de massa (m), do calorespecifico (c) e da variação de temperatura do corpo (∆T). A partir dessas considerações encontra-se a relação entre essas variáveis para a quatidade de calor.

Dados:





Conclusão: Para cada 1Kg de água é necessário 4 Kg de ar.

Passo 3 (Equipe).
1- Verificar qual a faixa de temperatura em que geralmente o líquido de arrefecimento opera, e o tipo de termômetroutilizado para fazer essa medição da temperatura do motor do carro.
Resposta:
Com a adição do etileno glicol no liquido de arrefecimento a temperatura de congelamento é de -12,9º C, e a de ebulição é de 197,3º C. A adição de 50% de etileno glicol à água de arrefecimento faz com que a temperatura de congelamento seja inferior a -33º C, e a de ebulição, superior a 163ºC.
O sensor de temperatura éresponsável por medir a temperatura do líquido de arrefecimento, o que é muito importante, pois identifica a temperatura do motor.
2- Justificar a importância desse tipo de medição em relação à combustão do combustível.
Resposta:
Devido á combustão, o motor aquece muito e para remover o excesso de calor o sensor de temperatura informar a temperatura do motor fazendo a regulagem da temperatura dofluido, o motor trabalha na sua temperatura normal e aumenta o rendimento do motor e consequentemente reduz o consumo de combustível.
Passo 4 (Equipe).
Comparar o coeficiente de dilatação térmica da gasolina e do álcool e verificar em que horário é mais vantajoso o abastecimento com esses combustíveis, baseado em propriedades físicas como densidade e temperatura.
Resposta:
Coeficiente dedilatação térmica da Gasolina e do Álcool são respectivamente 0,001/ º C e 0,001100 º C -1. A gasolina e o álcool são vendido por litros, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume desses combustíveis. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de combustíveis são subterrâneos, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Termodinamica
  • ATPS termodinamica
  • Atps termodinamica
  • Atps termodinâmica
  • Atps de termodinamica
  • ATPS TERMODINAMICA
  • ATps de termodinamica
  • atps termodinamica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!