ATPS_TEORIA_GERAL_SISTEMAS

3793 palavras 16 páginas
SUMÁRIO
1 Relatório 1 - Conceitos Iniciais 3
2 Relatório 2 – Tipos de Sistemas de Informação 6
3 Relatório 3 – Soluções com Sistema de Informação 8
4 Relatório 4 – Projeto de implantação de uma Loja Virtual 11
5 Referências Bibliográficas 14

Relatório 1 - Conceitos Iniciais

Dados
Os dados podem ser definidos, no contexto de sistemas de informação, como conjunto de valores(numéricos, alfabéticos, imagens, sons e etc) que por si só não possuem sentido, porém podem ser processados e geram informações que são utilizadas das mais variadas formas dentro de uma organização. A organização pode ser uma empresa, instituição ou até mesmo um sistema que é alimentado por essas informações.
A manipulação dos dados é indispensável, pois é a partir do planejamento para obtenção desse elemento que uma informação será gerada com mais precisão, auxiliando no processo de tomada de decisões.

Informação
Informação pode ser entendida como um conjunto de dados processados, manipulados ou organizados que geram um determinado valor que possa ser utilizado por pessoas ou sistemas afim de resolver determinada tarefa.
A manipulação da informação é um ponto crítico e essencial dentro de uma organização, pois é através do seu gerenciamento que são tomadas as decisões que um determinado processo deva seguir.

Sistema
Sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Podem ser de diversas naturezas(biologia, administração, medicina, computação e etc) e possuir as mais diversas finalidades. São classificados como sistemas aberto, fechados, simples, complexos, estáveis, dinâmicos, físicos e/ou conceituais.
Entendendo um sistema como um agregador de informações e solucionador de tarefas é de muita importância para o processo de tomada de decisão, pois permite a gestão e a manipulação da informação na forma que um determinado usuário precise.

Sistemas de Informação
Um sistema

Relacionados