atps - tecnicas de negociacao - etapa 1

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
ETAPA 1
Passo 1

Tema Negociação:

O que é negociação?
Negociação termo nascido no latim que vem de negocium, palavra formada da junção de dois termos distintos, Nec e ocium cujo significado é atividade difícil e trabalhosa, mas no nosso português tem o significado; de acordo ou entendimento bi ou multilateral.
A Negociação ocorre em todos os momentos de nossas vidas e faz parte dasmaiorias de nossas decisões como, por exemplo: ao colocar o nome em um recém nascido, a cor do carro novo, a festa de casamento dentre outros aspectos como também o advogado negociando com o juiz ou com seu cliente, o empregado negociando a data de suas férias dentre muitas situações do nosso dia a dia.Trata-se de um processo no qual as partes em disputa tentam alcançar uma decisão conjunta.Sendo assimtemos diversas formas de se negociar algo, podendo essa negociação ser flexíveis ou inflexíveis, onde na flexível os negociadores evitam qualquer tipo de conflito, já na inflexível ambos encaram qualquer tipo de situação para ter êxito na sua vontade.
Diante de tais conceitos já supracitados acima apresentaremos outros conceitos de diversos autores sobre o tema já mencionado.

De acordo comJunqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC):
“Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma dascontribuições individuais.”

Para Steele, Murphy e Russill (1991):
“Os negociadores empregam cinco conceitos básicos para realizar seu movimento: acordo, barganha, coerção, emoção e raciocínio lógico. Os autores descrevem que acordo e barganha são considerados como meios “honestos” de se chegar ao fechamento do negócio. Já, coerção, emoção e raciocínio lógico são considerados conceitos “desleais”ou “manipulatórios””.

Para SEBENIUS E LAX, 1987: ”Negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não-negociação provem ser o meio superior de realizar algo.
Negociação é um processo de atualização, revisão, realização de perguntas relevantes, proporcionando um aprendizado conjunto, com o objetivo deminimizar as diferenças na definição de valor.
A negociação e ainda o modo mais eficiente de conseguir algo que se deseja. Negocia-se quando existem alternativas a serem escolhidas, e essas alternativa envolvem a própria pessoa ou terceiros. Para ambos os lados, as diversas alternativas apresentam interesses comuns e interesses conflitantes, expressando a complexidade das relações.
Por outrolado, a negociação possui um dilema fundamental, denominado o Dilema do Negociador.”


Passo 2

1. Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos; negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações?Se não, o que falhou?
R: Em alguns finais de semana eu tenho que fazer uma negociação com minha filha e com minha esposa sobre onde comer. Por exemplo, eu gosto de lugares para comer massas, minha esposa prefere restaurantes com peixes e opções de comida leve, já minha filha gosta de ir à restaurantes fast food, com isso nos sábados a noite temos sempre um empasse de onde vamos comer. Estanegociação costuma ser ganha-ganha em alguns momentos e perde-ganha em outros, pois podemos ir a um shopping onde encontramos todas as opções mas quando não vamos ao shopping alguém deve deixar de lado as próprias preferências e ceder, neste caso usamos o final de semana anterior como base para ir quem vai ter suas preferências atendidas fazendo uma espécie de rodízio.
2. Você considera ser mais fácil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps tecnicas de negociaçao etapa 1
  • Atps tecnicas de negociação etapa 1
  • atps 1 etapa tecnicas de negociaçao
  • Atps etapa 1 tecnicas de negociação
  • Atps de tecnicas de negociação etapa 1
  • Atps etapa 4 passo 1 tecnica de negociação
  • atps tecnicas de negociação etapa 1 modelo
  • Etapa 1 e 2 ATPS Tecnicas de negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!