atps tecnica dietetica1

615 palavras 3 páginas
1. Akatsu et al. (2005), na primeira referência, afirmam que a Ficha Técnica de Preparo (FTP) representa um instrumento gerencial de apoio operacional da Unidade de Alimentação e Nutrição. De acordo com o artigo, discorrer sobre a composição geral da FTP e sua funcionalidade.

RESPOSTA: A Ficha Técnica de Preparo (FTP) é “um instrumento gerencial de apoio operacional, pelo qual se fazem o levantamento dos custos, a ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação , sendo, portanto, útil para subsidiar o planejamento de cardápio. Consta na Ficha Técnica de Preparo o tempo total de preparo, incluindo o pré-preparo e o preparo que, por ser um indicador indireto da complexidade da preparação, permite avaliar se a unidade dispõe de tempo hábil para a execução da mesma.
Com a Ficha Técnica de Preparo, é possível obter também os seguintes dados: per capita, fator de correção e cocção, composição centesimal em macro e micronutrientes da preparação, o rendi- mento e o número de porções (porcionamentos) da mesma, permitindo o controle financeiro e a determinação da composição nutricional.
A implementação das FTP beneficia todas as categorias envolvidas no processo de produção: facilita o trabalho do profissional de nutrição,promove o aperfeiçoamento dos funcionários e, principalmente, na medida em que permite controlar o valor energético total e os nutrientes fornecidos, promove a melhoria da saúde da população atendida.

2. Hautrive e Piccoli (2013), na segunda referência, citam a Portaria Interministerial nº 66 de 25 de agosto de 2006. Discorrer sucintamente sobre o que estabelece tal Portaria.

RESPOSTA: Estabelece os parâmetros nutricionais para a alimentação do trabalhador. Essa portaria estabelece que as refeições principais (almoço, jantar e ceia) deverão conter de 600 a 800 calorias, admitindo-se um acréscimo de 20% (400 calorias) em relação ao VET de 2000 calorias/dia e deverá corresponder à faixa de 30-40% do VET diário. As refeições

Relacionados