ATPS SOCIOOLOGIA

2120 palavras 9 páginas
Anhanguera – UNIDERP
Serviço Social
(http://www.contextoshistoricos.blogspot.com.br)

Cintia Rodrigues de Figueiredo Ribeiro R.A. 423937
Eliana de Fátima Vaz Bueno R.A .423247
Keli Renata Luz R.A 431550
Michele Ribeiro R.A. 431532

Produção : Sociologia – Relatório de Estudos Professora: Maria Claudia Regina Benedetti
Pilar do Sul, 25 de Novembro de 2013.

Dissertação sobre as semelhanças presentes nas Declarações dos Direitos Humanos X (Teoria de Émile Durkheim)

(http://www.ampladifusao.files.wordpress.com.br)
Podemos afirmar que as duas declarações defendem a liberdade e a igualdade de direitos para todos (liberdade, igualdade e fraternidade).
Importante lembrar que a Declaração dos Direitos do homem e do cidadão, anunciada ao público em 26 de agosto de 1789, foi a pioneira a dar inspiração para as demais que viriam.
Vejamos o Artigo primeiro da Declaração do Homem e do Cidadão de 1789 que diz assim: "Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum".
Vejamos agora o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), aprovada pela ONU em 1948.
“ Artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948: "Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
No entanto, a Declaração dos Direitos Humanos tem uma abrangência maior, em relação a Declaração da Virginia que limita-se ao seu território, ao passo que a primeira trata de questões comuns à todas as nações.
A Declaração da Vírginia tinha por objetivo ainda eximir todo tipo de privilégio.
Diante das duas declarações podemos concluir que é preciso que o homem (enquanto indivíduo) tome consciência da responsabilidade que lhe cabe diante de sua formação e desenvolvimento seja através do conhecimento e da educação, lutando por seus

Relacionados