ATPS Sociologia LIA E FAINE

2533 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Faine Camila G. Oliveira
RA: 6577321742
Eliane Karina Bueno dos Santos RA: 6577312358
Sidnéia Avelino dos Santos
RA: 6580324764
Erica P. de Souza
RA: 6749312828
Projeto multidisciplinar II

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para a conclusão da disciplina ” Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Profª Marinês Sorátto

São José dos campos
06 /11/2014

Os significados e as contribuições da sociologia para a educação
Desde já, posso imaginar que você está se perguntando em que medida a sociologia pode lhe ajudar se você vai ser professor do ensino fundamental, não é mesmo? Afinal, a sociologia parece ser uma disciplina de gente que só vive para estudar... Coisa de intelectual avançado... Algo do tipo: você mesmo!!! É isso aí! A sociologia irá permitir que possamos entender melhor a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura.
O que é sociedade? Um pergunta muito fácil... Mas de resposta complexa. Não podemos nos permitir em acreditar que sociologia se resume em um aglomerado de pessoas que convivem num ambiente comum. Só para termos um exemplo, dá uma olhada no dicionário mais próximo que você tem... Encontrou diferentes conceitos? Qual você adotaria? Analisemos uma coisa: todas as pessoas têm um conceito de sociedade. Afinal, ela é bem conhecida, pois todos os seres humanos vivem em uma. Até os animais vivem em sociedade.

Mas, o interesse aqui é tratar da sociedade de seres humanos.
Toda sociedade possui seus mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas (o que deve ser obedecido, quem deve ser respeitado), hábitos e costumes.
Neste sentido, a sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades, a primeira pessoa que usou esse termo foi um eminente pensador francês chamado Auguste
Comte, o qual designou a sociologia como ciência da sociedade.

Relacionados