ATPS SISTEMAS OPERARIONAIS

654 palavras 3 páginas
Faculdade Anhanguera de Tecnologia de São Bernardo - FAT
Curso: Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Sistemas Operacionais

Thais Cristina Siqueira Ferreira – 1581960605

São Bernardo do Campo
2015

Evolução dos Computadores
O primeiro computador foi o criado do primeiro equipamento que foi considerado um computador mecânico, por volta do século XIX.

1940: A primeira geração dos computadores foi a dos que funcionavam através de válvulas, era necessário uma sala enorme para conseguir armazenar os seu componentes. O primeiro computador foi chamado de ENIAC(Electronic Numerical Integrator and Computer). A primeira geração não possuía a linguagem de programação padronizada e sofria com um superaquecimento constante. As válvulas elétricas que eram utilizadas pela maquina queimavam e precisavam substitui-las diversas vezes.
Em 1948 foi lançado pela IBM o SSEC que era capaz de calcular a posição da Lua através da sequência seletiva eletrônica e ficou conhecido por traçar a rota do apollo11 em 1969.

1950: A segunda geração teve como marca os transistores, pois com essa nova tecnologia Alan Turing pode ser construído o UNIVAC 1101 que tinha 12m de comprimento e 6,1m de largura que utilizava cerca de 2.700 tubos a vácuo.
A maquina foi considerada avançada, pois tinha 38 instruções e uma memoria equivalente a 48bits.Mais tarde a IBM lança a primeira serie de mainframes transistorizados da companhia.

1960: A década de 60 foi a “era de ouro” dos computadores, já que foi nessa época em que surgiram os primeiros microprocessadores. A começar pelo DEC PDP-1, que foi o precursor da terceira geração e passou pelo CDC 6600, que foi considerado o mais rápido da época e mais veloz que o Strech da IBM, pois conseguia realizar em torno de 3 milhões de instruções por segundo. Em 1965 a década em que os computadores pararam de ocupar grandes salas e se tornaram portáteis. O primeiro microcomputador com sucesso no mercado foi o DEC PDP-8,uma

Relacionados