ATPS SISTEMA DE GEST O AMBIENTAL E CERTIFICA O

1371 palavras 6 páginas
ATPS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO
GRUPO

ETAPA 01
AULA TEMA: A EMPRESA, O MEIO AMBIENTE E A GESTÃO AMBIENTAL
PASSO 01 – Leitura de Artigos e Discussão com a equipe.
PASSO 02 – Assistir Documentário – Discussão com a equipe
UMA VERDADE INCONVENIENTE
Relatório:
Um problema que tem repercutido grandes debates no âmbito empresarial nas últimas décadas é de como as empresas podem colaborar com a preservação do meio ambiente e tornarem-se mais lucrativas com a implantação de um sistema de gestão ambiental eficiente.
Para a fiscalização de um padrão de qualidade foi criado o sistema ISO 14000, que fiscaliza e regulamenta quais empresas apresentam uma postura adequada de preservação, tornando esta empresa mais confiável para clientes atentos as questões ambientais e como consequência gerando lucros e destacando-as entre a concorrência.
As empresas, governos e instituições privadas vem preocupando-se com a preservação dos recursos naturais para que gerações futuras possam ter uma boa qualidade de vida, já que as explorações desordenadas causadas pelo homem tem gerado grandes impactos ambientais em todo o planeta.
Uma das oitos metas do milênio instituídas em 2000 pela ONU e aderida por 191 países é garantir a sustentabilidade ambiental. Todos os países, inclusive o Brasil, comprometeram-se em cumprir até 2015 todas as exigências com o empenho de ações governamentais, empresariais e da sociedade.
A gestão ambiental nas empresas inclui um “passo a passo” de como proceder corretamente para um bom desempenho, como por exemplo: cumprir devidamente a legislação, treinamento dos colaboradores em relação ao consumo inadequado de energia e água, implementar programas que previnem a poluição, implantar um sistema de coletas seletivas da empresa, etc. A questão social também é de suma importância às empresas por impactarem num sistema onde operam, demonstrando seu interesse em minimizar seus impactos negativos e otimizar os positivos.
Em resumo, é

Relacionados