ATPS_ SINDROME DOWN

617 palavras 3 páginas
Aula-tema: Gestão da sala de aula. O cotidiano em sala de aula. Dificuldade de aprendizagem. Indisciplina: ações e acontecimentos.
Dificuldade de aprendizagem: Síndrome de Down.
A Síndrome de Down é uma deficiência intelectual, tem causa genética, uma má formação causada por uma alteração do cromossomo 21, é causada pela presença de um cromossomo a mais, ao invés dos 46 usuais, tem 47, é acompanhada de deficiência mental moderada ou grave, a criança portadora desenvolve mais devagar do que as crianças de sua faixa etária. Apresentam: desenvolvimento tardio de habilidades motoras, dificuldade de visão, audição, fala, déficit de memória auditiva recente e na habilidade de processamento auditivo, capacidade de concentração mais curta, dificuldade com a consolidação e retenção de conteúdo, pensamento abstrato, dificuldade em seguir seqüências, não desenvolvem estratégias espontâneas, demonstram dificuldade em resolver problemas e encontrar soluções sozinhas. A família e a escola são fundamentais para o desenvolvimento da criança, a primeira estimulando a criança desde os primeiros dias de vida e a escola dando continuidade em sua fase escolar. Em geral as crianças com Síndrome de Down têm fortes habilidades de aprendizagem visual, mas não são bons aprendizes auditivos, sempre que possível eles necessitam de apoio visual e concreto, e materiais práticos para reforçar as informações auditivas.
A seguir, vamos conhecer Vitória.
Aos oito anos, Vitória freqüenta a primeira série do ensino fundamental, é portadora da Síndrome de Down, grau leve. É alegre, carinhosa, comunicativa, agitada, quer ser sempre o centro das atenções. Distrai-se com facilidade e perde o foco no que esta trabalhando, não gosta de ser contrariada, fica irritada e muitas vezes utiliza de seu problema para não realizar tarefas mesmo tendo condições de fazê-las, apresenta dificuldades de memorização e compreensão do alfabeto, até mesmo em escrever seu nome.
Relação professor-aluno.
O

Relacionados