ATPS SGA2

429 palavras 2 páginas
Faculdade Anhanguera - Limeira

Sistema de Gestão Ambiental e
Certificação

Atividade Prática Supervisionada

Discentes:

Docente:

Piracicaba
06 de Agosto de 2014
ÍNDICE

A empresa, o Meio Ambiente e a Gestão Ambiental.
Princípios da Série ISO 14000.
Planejamento da Implantação de um SGA.

AVALIAÇÃO AMBIENTAL INICIAL:

Pontapé inicial para a implantação, verificar em seu quadro de funcionários se há alguém habilitado e capaz para administrar tal situação, caso não haja, contratação de gestor ou empresa credenciada.
Identificação e análise dos danos causados ao meio ambiente, exposição de pontos fracos visando o beneficiamento do lado ambiental e econômico, utilizando matérias primas e insumos de forma mais correta e eficiente.
Algumas técnicas principais para iniciação do processo: questionários desenvolvidos e direcionados para fins específicos; entrevistas; planilhas com verificações de atividades, linhas de produção e unidades fabris semelhantes, permitindo comparações; inspeções e medições; avaliação de infrações e multas ambientais. Utilização de técnicas de estudos das melhores práticas (Benchmarking).

A idéia principal do SGA conforme a NBR ISO 14001 é formular uma política e objetivos onde sejam levantados os aspectos legais e as informações decorrentes do impacto causado ao meio ambiente. Acaba-se por aplicar aos aspectos ambientais que podem e devem ser controlados pela empresa e também sobre aos quais ela supostamente venha a ter influência.
Há requisitos de sistemas de gestão que visam promover a melhoria contínua, conhecido como PDCA, onde:
(P) Planejar: Formular um plano de ação voltado para cumprir a política ambiental;
(D) Desenvolver: Capacitar pessoas e desenvolver mecanismos de apoio necessários para atender as normas e regras do sistema;
(C) Checar: Medir, monitorar e avaliar o desempenho ambiental;
(A) Análise

Relacionados