ATPS SGA 1 Bimestre

481 palavras 2 páginas
ATPS 1º Bimestre – Sistemas de Gestão Ambiental.
Prof. Msc. Daniel Oliveira

Esta ATPS deve ser realizada em grupo, e entregue uma semana antes da Prova no dia normal de aula (sem exceções). O grupo que atrasar a entrega terá desconto na nota do trabalho.
Para o primeiro bimestre, serão cobradas as três primeiras etapas da ATPS, descritas neste documento. Cada atividade será relacionada com o tema de uma aula do plano de ensino apresentada pelo professor, facilitando o estudo para a prova.
Esta atividade corresponde a um treinamento em gestão ambiental, com um estudo de caso específico de uma empresa fictícia ou empreendimento escolhido pelo grupo de trabalho.

Etapa 1 – A empresa e o Meio Ambiente
- Escolham nos grupos, uma empresa fictícia (ou empreendimento) de um ramo específico de trabalho (não é necessário citar nomes, só o ramo de atividade); faça uma introdução apresentando sua organização escolhida.
- Qual o tamanho da empresa, o número de funcionários e escolham um local para a organização. - Inicialmente na opinião do grupo, quais os principais problemas ambientais (poluição, resíduos, consumo de recursos, etc...) que esta empresa apresenta? E quais os mais graves?
(faça uma pequena resenha com pesquisa bibliográfica)
- Qual a imagem ambiental, que o grupo acredita que a opinião pública tem da empresa? E a comunidade de entorno?
- O que o grupo faria para melhorar a imagem da empresa?

Etapa 2 – O governo e o meio ambiente
- A partir da descrição anterior, e dos conhecimentos adquiridos nas aulas, discorra rapidamente em relação ao tamanho e local do empreendimento, relacionando com os órgãos ambientais que terão relacionamento com o projeto.
- Pesquise nas resoluções CONAMA 01/1986 e 237/1997 (ambas facilmente encontradas na internet) se a atividade escolhida consta entre as atividades sujeitas ao licenciamento ambiental, e entre as atividades que necessitam de EIA/RIMA.

- Discorra rapidamente sobre os componentes do EIA/RIMA e quais profissionais o

Relacionados

  • ATPS SGA IV
    1229 palavras | 5 páginas
  • Atps - processos gerenciais
    6190 palavras | 25 páginas
  • Projeto Integrado Multidisciplinar
    8841 palavras | 36 páginas
  • Professores de artes: formação continuada e os reflexos na sala de aula das séries iniciais
    75239 palavras | 301 páginas