ATPS SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORANEO

1385 palavras 6 páginas
MUDANÇAS OCORRIDAS NA PROFISSÃO DE ASSISTENTE SOCIAL.

A profissão do Serviço Social surgiu da desigualdade social, econômica, cultural, ou seja de problemas de uma sociedade capitalista, da rivalidade entre o capital e o trabalho. A partir desse momento houveram algumas mudanças na profissão, começando pela década de 1960, quando houve a propagação da mesma. Nessa época aconteceram melhorias na profissão e também grandes mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais.
O Assistente Social tem como meta contribuir para a construção de uma ordem social, política e econômica, no mínimo menos desigual que a atual, combatendo as injustiças que afligem os socialmente desprotegidos. Uma das atuais preocupações é o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) elaborou um manifesto sobre esse tema, que infelizmente é tão presente em nosso dia-a-dia; o documento traz dados da SDH/PR (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), que através do disque denúncia (Disque 100) recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes de todo o país entre 2003 e 2011.
A chamada “não desvie o olhar, denuncie” incentiva as pessoas a denunciarem e reforça que a responsabilidade pela defesa dos direitos da criança e do adolescente é de todos, inclusive do Assistente Social.

MUDANÇAS NO CAMPO DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Analisando a obra da renomada escritora e Assiste Social Marilda V. Iamamoto; o Serviço Social na contemporaneidade trabalho e formação profissional, percebemos que a autora nos remete ao passado, em fases tayloristas, fordistas e outras para vivenciarmos as lutas e desafios que o profissional passou ao longo dos anos. Vimos uma verdadeira batalha travada entre o capitalismo e o humano, entre o dinheiro e os direitos humanos. E o mais impressionante é que muitos desses desafios continuam sendo temas de debates e estudos

Relacionados