ATPS RSMA - Anhanguera

Páginas: 10 (2267 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Sumário

3. Apresentação
Segundo a Organização das Nações Unidas o Brasil é o 6º país do mundo que mais sofre com as catátrofes climáticas.
Em climas tropicais, como no Brasil, as fortes chuvas com enchentes e deslizamentos são recorrentes nas regiões brasileiras todos os anos, isso ocorre pois o índice de pluviosidade é geralmente alto o que faz com que o solo fique encharcado efavorecendo os movimentos de massa.
Esses fenômenos vêm acontecendo freqüentemente nos últimos anos. Isto devido mudança climáticas e no meio ambiente, somado ao crescimento desordenado das cidades com a ocupação de áreas de risco, principalmente em locais onde vive a população mais carente.
Os deslizamentos de terra consistem num processo de desgaste dos solos, onde as áreas com declividade sofrem aação da força das águas das chuvas, eles ocorrem quando o solo que está sobre uma camada rochosa sofre desagregação devido a alguns dos fatores citados acima e literalmente escorrega sobre essa camada. O que faz com que o solo permaneça coeso, dentre outras forças, é o atrito existente entre as partículas que o compõem e o leito de rocha.
Locais onde ocorrem a ocupação humana desordenada e irregularde morros e encostas, adicionam carga extra ao peso da massa sedimentada já existente e a falta de vegetação natural aliados com o fenômeno climatológico podem ter consequências desastrosas. A construção de moradias e a retirada da vegetação tornam o solo desprotegido e sujeito a desbarrancamentos.
Este projeto visa a criação ou preparação de áreas de moradias que possam ser seguras em relação aofenômeno do deslizamento ao mesmo tempo em que se propõe a ser auto sustentável em relação ao meio ambiente.

4. Justificativa
A rápida urbanização, associada à inexistência de planejamentos e crises econômicas, provoca total desorganização no uso do solo, o que dá origem a bairros sem nenhuma infraestrutura pelo preço da destruição de áreas verdes e rios. As características marcantes daocupação desordenada são as favelas em morros e encostas.
O deslizamento de terra também reflete das desigualdades sociais no Brasil. É necessário que as ocupações nas cidades sejam planejadas e os recursos públicos sejam utilizados na construção de moradias, e que as linhas de créditos sejam acessíveis áqueles com renda familiar baixa.
Todos os anos, somos surpreendidos com tragédias naturais aolongo do país devido as fortes chuvas de verão. São casas soterradas por toneladas de terra, desabrigados, mortos e feridos.
Em 13/01/2011, a região serrana do RJ sofreu em 1 dia a maior tragédia natural desde 1967. A forte e intensa chuva aliada a ocupação irregular dos morros e encostas deram início ao deslizamento de toneladas de terra, queda de pedras gigantescas, enxurrada de lama e detritos,segundo a Defesa Civil da região, oficialmente foram 918 mortos, muitas pessoas estão desaparecidas até hoje, 9.000 pessoas perderam suas casas.
A necessidade de implementar este projeto é que se possa ter uma ocupação segura das encostas, garantindo também a preservação do meio ambiente. Uma vez garantido estes aspectos, traz-se à futuras populações da encosta o benefício de se viver em uma áreasegura, sem riscos de deslizamento e em harmonia com o meio ambiente.

5. Objetivos
Geral
Preparar as áreas de encostas e morros para que sejam ocupadas como moradia pela população de forma segura e sustentável.

Específicos
Criar parques lineares. Projeto capaz de integrar uma série de benefícios para a sociedade. Esses parques são dispostos de maneira paralela aos cursos d’água, com avantagem de recuperar as áreas de mata ciliar e, ao mesmo tempo, ajudar a absorver a água das chuvas e reduzir a velocidade do escoamento superficial. Os parques também oferecem a possibilidade de realizar a integração dos trechos de mata e recursos hídricos que estão espalhados e fragmentados nas áreas urbanas.
Criar áreas residenciais de baixo impacto ambiental nas proximidades de áreas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rsma
  • Atps rsma
  • Atps de rsma
  • RSMA ATPS
  • Atps rsma
  • Atps De RSMA
  • ATPS RSMA
  • Para que serve a liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!