ATPS Relatório Palestra sobre autismo

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015


Universidade Anhanguera de São Paulo - Unidade ABC



Estênio B. Machado RA: 6814007920


Solange Mazzo RA: 6814005101
Flavia Dias Maciel RA: 6814007928
Rita de Cassia Trindade RA: 6814004900


Relatório

Organização e Metodologia da Educação Infantil





Curso: Pedagogia 4ºSemestre
Professor(a): Luciana Mergulhão





São Bernardo do Campo
09 de setembro de 2014
Relatório da palestra sobre o autismo.


A palestra sobre autismo realizada no dia 26 de agosto de 2014 na Universidade Anhanguera teve como palestrante a Professora Maria Ângela Lins de Almeida, cujo tema foi, o conhecimento, identificação e característica da patologia doautismo.
Participaram da palestra os cursos de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, onde os trabalhos foram desenvolvidos com explanação teórica sobre o tema, bem como, com apresentação de vídeos sobre casos de tratamento de pacientes portadores da doença.
A apresentação da palestrante foi bastante didática, e acompanhada com muito interesse pelos alunos, e em alguns momentos interagindo com perguntas epodendo desta forma, retirar duvidas e entender o problemática no campo educacional e social provocado pela patologia.
Segundo a Professora Maria Ângela Lins de Almeida, o autismo ainda é objeto de estudo, o surgimento da patologia pode ocorrer por vários fatores, e em diferentes situações, como: falta de afetividade ou excesso e isolamento social.
No entanto, o acompanhamento de profissionaisespecializados tem um papel fundamental para amenizar os sintomas produzidos pela patologia, com avanços significativos para interação social dos pacientes. No processo educacional, onde a acessibilidade é garantida pela politica de inclusão na escola regular é fundamental conhecer as características apresentadas pelo autismo.
A apresentação dos vídeos dos casos estudados pela professora ecompartilhado pela plateia foi bastante esclarecedora contribuindo desta forma a compreensão das características apresentadas pelos autistas como; Repetição de gestos, desconhecimento do próprio corpo, visão centrada em si mesmo, e medo dos desconhecidos. Mesmo assim, os estudos dos casos prova que é possível um tratamento e uma educação para inserir os autistas no convívio social.
“A coisa mais fácil domundo é encontrar diferenças. Difícil é harmonizá-las” (Dalai Lama). É tarefa das escolas acolher os diferentes, ter a consciência que é possível fazer a diferença cabe ao educador.




.
realConhecer a historia de como foi o surgimento da educação infantil se torna imperativo para compreender o processo de ensino e aprendizagem que temos hoje e das diferentes concepções geradas nos contextossociais de cada época da historia da humanidade.
Inicialmente as famílias tinham a responsabilidade de educar seus filhos, dentro de seu meio social. Ocorre que mudanças sociais estavam acontecendo, obrigando as mulheres a entrar no mercado de trabalho e passando a desempenhar papeis que antes eram dos homens Com o envolvimento feminino no mundo do trabalho, uma nova organização familiar foiimposta, Consequentemente, as crianças foram levadas para outros espaços, visando seu cuidado e proteção.
Nos séculos XV e XVI, com o desenvolvimento científico, comercial e artístico, novas visões sobre a criança e como deveria ser educada foram surgindo. O respeito à natureza infantil se evidenciou quando mulheres da comunidade atendiam crianças vítimas da pobreza, com pais trabalhadoresatropelados pela Revolução Industrial. Com o tempo, instituições filantrópicas formais fora da família foram surgindo, com o objetivo de transmitir boas maneiras, regras morais e valores religiosos, além de alguma instrução. Sua contribuição principal foi a de diminuir os índices de mortalidade infantil.
Na Europa, Idade Moderna, enfatizou-se a importância da educação para o desenvolvimento social,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio Palestra Sobre Autismo
  • relatório sobre autismo
  • relatorio sobre palestra de toxicologia
  • Relatório de palestra sobre empreendedorismo
  • relatório da palestra sobre liderança
  • Relatorio de palestra sobre sustentabilidade
  • Relatório de Palestra sobre Gestão
  • relatorio sobre a palestra tolerância religiosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!