ATPS Redes

Páginas: 37 (9004 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
PASSO 1

OBJETIVO
Quatro conceitos principais: Comunicação de Dados, Redes, Protocolos e Padrões, Como modelos de redes.
Função das redes trafegar dados de um local para o outro, esse é o conceito básico de comunicação de dados. È necessário conhecer os componentes de dados e alguns tipos de dados, saber também como se cria um fluxo de rede.
OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO
O principal objetivo de umsistema de comunicação é trocar informação (dados) entre dois sistemas remotos. Podemos entender como remotos dois sistemas computacionais que não possuem compartilhamento de memória RAM. (Randomic Access Memory). Os sistemas com mais de uma CPU e a mesma memória RAM não precisam enviar informações um ao outro, uma vez que todas as CPUs tem acesso aos mesmos endereços da memória.
Protocolo – Conjuntode regras que definem como a troca de informação entre entidades de uma rede de comunicação deve ser realizada com sucesso, e como os erros deverão ser tratados.
Padrão – Prática recomendada e de ampla aceitação no mercado, mas não tornada obrigatória.

INTRODUÇÃO

Define-se como sistema o conjunto de objetos ou pessoas intrinsecamente relacionados entre si para um determinado fim ou propósito.Nesse sentido, uma rede de comunicações é um sistema de dispositivos eletrônicos, objetos e pessoas intrinsecamente conectadas tendo como objetivo básico o compartilhamento de recursos uns com outros. As redes estão ao nosso redor, até mesmo dentro de nós.
Desde os primórdios a comunicação é uma das maiores necessidades da sociedade
humana. Portanto tornou-se um desafio aproximar as comunidadesmais distantes e facilitar a comunicação entre elas. Com a união dos computadores e das comunicações os sistemas computacionais sofreram uma profunda mudança na sua organização.
Como dito inicialmente, as redes de computadores surgiram da necessidade de se
compartilhar recursos especializados para uma maior comunidade de usuários
geograficamente dispersos.

COMUNICAÇÃO DE DADOS
A eficiência de umsistema de comunicação de dados depende fundamentalmente de três características: 

1. Entrega (delivery): o sistema deve entregar os dados ao destino correto. Os dados devem ser recebidos somente pelo dispositivo ou usuário de destino. 
2. Confiabilidade: o sistema deve garantir a entrega dos dados. Dados modificados ou corrompidos em uma transmissão são pouco úteis. 
3. Tempo de atraso: o sistemadeve entregar dados em um tempo finito e predeterminado. Dados entregues tardiamente são pouco úteis. Por exemplo, no caso de transmissões multimídia, como vídeo, os atrasos não são desejáveis, de modo que eles devem ser entregues praticamente no mesmo instante em que foram produzidos, isto é, sem atrasos significativos. 

Componentes 
Um sistema básico de comunicação de dados é composto de cincoelementos 
1. Mensagem: é a informação a ser transmitida. Pode ser constituída de texto, números, figuras, áudio e vídeo – ou qualquer combinação desses. 
2. Transmissor: é o dispositivo que envia a mensagem de dados. Pode ser um computador, uma estação de trabalho, um telefone, uma câmera de vídeo e assim por diante. 
3. Receptor: é o dispositivo que recebe a mensagem. Pode ser um computador, umaestação de trabalho, um telefone, uma câmera de vídeo e assim por diante. 
4. Meio: é o caminho físico por onde viaja uma mensagem originada e dirigida ao receptor. 
5. Protocolo: é um conjunto de regras que governa a comunicação de dados. Ele representa um acordo entre os dispositivos que se comunicam.

Direção do fluxo de dados  .
Uma comunicação entre doisdispositivos pode acontecer de três maneiras diferentes: simplex, half-duplex ou full-duplex.  .

Simplex 
No modo simplex, a comunicação é unidirecional, como em uma rua de mão única. Somente um dos dois dispositivos no link é capaz de transmitir; logo o outro só será capaz de receber.

Half-duplex 
Neste modo, cada estação pode transmitir e receber, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps Redes
  • Atps redes
  • atps redes
  • Atps REDES
  • Atps
  • Atps de redes
  • ATPS
  • atps redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!