Atps - redes de computadores - 1na - redes

5246 palavras 21 páginas
1º Semestre – Técnico em Redes de Computadores.
FAENAC - Anhanguera

Matriz de Responsabilidades.
ATPS - Redes de Computadores.

Definição de Redes de Computadores.
Uma Rede de Computadores define-se principalmente pela necessidade de transferir arquivos e programas, compartilhar conexão com a internet compartilhar periféricos de uso comum entre micros. Evitar a compra de várias impressoras ou driver’s de CD-ROM e Disquete não é a maneira mais barata e prática para se transferir informações de um micro para outro. A melhor solução na grande maioria das vezes é interligar os micros em Rede. Com a Rede funcionando podemos compartilhar e transferir arquivos, conexões com a Internet, assim como compartilhar impressoras, CD-ROMs e outros periféricos, melhorar a comunicação entre os usuários da rede através de um sistema de mensagens ou uma agenda de grupo, jogar jogos em rede, entre várias outras possibilidades.
Introdução a Redes de Computadores.
Uma rede é um sistema de objetos ou pessoas intrinsecamente conectados (interligados). Nosso próprio sistema nervoso e cardiovascular são redes, observando o diagrama abaixo veremos que o conceito de rede não se aplica somente aos computadores, e sim em todos os meios e formas de serviços que necessitam e comunicação.

Capitulo 1.1
Conceito de redes de computadores
Sistema de Redes
Independentemente da forma com que os nós de uma rede são interligados, o sistema (nesse caso falando de configuração de software) pode ser configurado de tal forma que a rede opere de uma das seguintes formas: ponto-a-ponto (pear to pear) ou cliente-servidor.
A conexão dos cabos, hubs, switches e demais dispositivos que possam estar envolvidos são as mesmas: apenas o que muda é a forma de se configurar o sistema operacional e a forma que os computadores se relacionarão uns com os outros. As redes de computadores podem ser domésticas, corporativas ou industriais. A seguir suas principais diferenças:
Doméstica
Como

Relacionados