ATPS RECC

2347 palavras 10 páginas
TIPOS DE PONTES
Ponte de Treliça, Ponte Estaiadas/Atirantadas , Ponte de Arco, Ponte Suspensa, Ponte móvel, Ponte Cantilever e ponte em viga.
INTRODUÇÃO
O tipo de ponte utilizado depende de várias características do obstáculo. A função principal que controla o tipo de ponte é o tamanho do obstáculo. Qual é a distância de uma ponta a outra? Esse é um dos fatores principais na hora de determinar o tipo de ponte a ser usado.
PONTE TRELIÇA:

A treliça é uma solução estrutural simples, elas são compostas de várias pequenas vigas que juntas podem suportar uma grande quantidade de peso e vencer grandes distâncias. A treliça pode ser descrita como um conjunto de triângulos formados por peças retas e articuladas entre si. Uma ponte de treliça é construída por ligação de elementos reta com a ajuda de juntas de pino. Unidades triangulares ligados nas juntas formam o esqueleto de uma ponte de treliça.

Os estilos de treliças mais comuns são a treliça tipo Warren, a Patt e a tipo Home que são opostos. Ponte Treliça Warren: A treliça Warren é talvez a mais comum quando se necessita de uma estrutura simples e continua.
Ponte Treliça Patt:A treliça Pratt é facilmente identificada pelos seus elementos diagonais que, com exibição dos extremos, todos eles descem e apontem para o centro do vão. PonteTreliçaHowe: A treliça Howe é oposta da treliça Pratt. Os elementos diagonais estão dispostos na direção contraria do centro da ponte e suportam a força de compressão. Isso faz com que os perfis metálicos necessitem serem um pouco maiores, tornando a ponte mais cara quando construída em aço.
Exemplo de Ponte Treliça: PONTE DE QUEBEC NO CANADÁ. Possui 987 metros de extensão, 29 metros de largura e 104 metros de altura. É, mesmo com 106 anos, a maior ponte de consola (projetadas horizontalmente com suporte em apenas um de suas pontas). PONTE DE QUEBEC NO CANADÁ

PONTES ESTAIADAS/ATIRANTADAS

Semelhante a pontes suspensas, a diferença está na maneira que suportam

Relacionados

  • apontamentos de bioquímica e biologia
    28911 palavras | 116 páginas