Atps - química

Páginas: 10 (2261 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
ETAPA 1
Passo 2
* Nitrogênio (N2): 78,088%
Oxigênio (O2): 20,949%
Argônio (Ar): 0,93%
Dióxido de carbono (CO2): 0,03%
Neônio (Ne): 0,0018%
Metano (CH4): 0,0014%
Hélio (He): 0,0005%
Criptônio (Kr): 0,0001%
Nitrogênio – Amplamente utilizado na indústria química para diluir gases reagentes, para aumentar o rendimento de algumas reações, diminuir o risco de fogo ou explosão decertas reações ou, ainda, para evitar a oxidação, decomposição ou hidrólise de reagentes ou produtos.
Oxigênio – Utilizado principalmente nas indústrias metalomecânicas como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro e aço.
Argônio - É aplicado em lâmpadas incandescentes para evitar a corrosão do filamento de tungstênio presente neste tipo de lâmpada.
Dióxido de carbono- Este gás é usado comercialmente em algumas bebidas (carbonatadas) e também em extintores de incêndio.
Neônio - É utilizado em letreiros luminosos (tubos de gás neon), em criogenia (gerador de baixas temperaturas no estado líquido sobre alta pressão), em lâmpadas de neblina para aviões (permite a visualização a mais de 30 Km) e em lâmpada de catodo oco (utilizada em análise de absorção atômica)junto com o argônio.
Hélio – Utilizado na obtenção de uma atmosfera gasosa inerte, durante a soldadura de magnésio, alumínio, titânio e aço inoxidável.
Metano - É usado como matéria prima para fabricar: dióxido de carbono, etanol, cloreto de metila, diclorometano, amônia e acetileno.
Criptônio - É usado, isolado ou misturado com neon e argônio: em lâmpadas fluorescentes; em sistemas deiluminação de aeroportos, já que o alcance da luz vermelha emitida é maior que a comum inclusive em condições climatológicas adversas; e nas lâmpadas incandescentes de filamento de tungsténio de projetores cinematográficos. O laser de crípton é usado em medicina para cirurgia da retina do olho.
* As únicas substâncias simples são o Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2) e Argônio (Ar) pois são compostospor um único elemento, já as demais substâncias são compostas sendo formadas pela união de átomos diferentes.
* Não há separação de gases leves e gases mais pesados da atmosfera, por causa da constante mistura turbulenta que ocorre em grande escala na atmosfera.
* O azoto, matéria-prima necessária à produção do amoníaco, era obtido no século XIX a partir dos depósitos naturais de nitratode sódio, que existiam principalmente no Chile (os chamados "nitratos do Chile"). Em finais do século XIX ficou claro que esses depósitos não podiam satisfazer a crescente necessidade de compostos de azoto em todo o mundo. Haber e Bosch, ambos de nacionalidade alemã, destacaram-se neste desafio de investigação química, o que lhes valeu a atribuição do Prêmio Nobel da Química. Haber desenvolveu omodelo de produção de amoníaco e Bosch resolveu dificuldades técnicas na aplicação desse modelo.
* Atmosfera é o nome dado a camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético que envolve a terra.
A atmosfera protege os organismos da exposição a níveis arriscados deradiação ultravioleta, contém os gases necessários para os processos vitais de respiração celular e fotossíntese e fornece a água necessária para a vida.
Podemos encontra atualmente na atmosfera o nitrogênio (N2), representado 78,08% de gás na atmosfera, o oxigênio (O2), representando 20,95%, o argônio (AR), representado 0,93%, o dióxido de carbono (Co2) representando 0,035%, o neônio(Ne)representando 0,0018%, o hélio( He) representando 0,00052 %, o metano(CH4) representando 0,00014%, o criptônio(Kr) representando 0,00010%, o oxido nitroso(N2O) representando 0,00005%, o hidrogênio(H2) representando 0,00005%, o ozônio(O3) representando 0,000007% e o xenônio(Xe) representando 0,000009% de gás na atmosfera.
O nitrogênio é o componente principal da atmosfera terrestre. É obtido, para usos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps quimica
  • Atps quimica
  • Atps de quimica
  • Atps química
  • Atps quimica
  • Atps quimica
  • ATPS Quimica
  • Atps quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!